Os cursos de qualificação desenvolvidos pela SEMTRE, convênio Ministério do Trabalho e Emprego/Prefeitura Municipal de Piracicaba, vêm acontecendo junto ao SENAC, SEST/SENAT, SESI e CEPP/FUMEP, oferecendo vagas para trabalhadores desempregados, com o objetivo de prepará-los para entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Também participam do projeto de qualificação, como parceiros da SEMTRE/Prefeitura , as escolas SENAI.
No CEPP/FUMEP são 5 turmas com 152 vagas, 4 turmas no SENAC que oferece 120 vagas, 3 turmas preenchem as 77 vagas do SEST/SENAT e, há 1 turma no SESI ocupando 20 vagas. No SENAI Mário Dedini são 188 vagas divididas em 11 turmas e na unidade SENAI Mário Henrique Simonsen, 4 turmas reúnem 64 alunos. As aulas junto a essas conceituadas instituições de ensino profissional prosseguem normalmente até final de julho, início de agosto, dependendo da duração de cada curso.
A Semtre, sempre trabalhando em conjunto com a Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego), programa a formatura desses alunos para 12 de agosto, no Ginásio do SESI. É a forma que encontraram para festejar a conquista desses novos trabalhadores qualificados, apresentando-os ao mercado de trabalho da cidade. Como essa ação conta com relevantes parcerias de empresas, sindicatos, associações patronais e de trabalhadores, apoiando o programa pela sua própria natureza, elas serão homenageadas durante a cerimônia de formatura, por sua importante contribuição na construção do Pacto para Qualificação de Mão de Obra que se consolida pela união e parceria entre poder Público, escolas, empresas, associações e sindicatos de trabalhadores e patronais.
O SENAI, mesmo não tendo firmado o convênio com a Prefeitura/MTE, em articulação com a SEMTRE e a COM-EMPREGO, está desenvolvendo uma grade de cursos cujos alunos participarão da formatura e a SEMTRE trabalhará com eles em ações de empregabilidade da mesma forma que o fará com os demais atendidos pelo convênio.
Portanto, SEMTRE/P.M.Piracicaba está desenvolvendo regularmente a atividade de qualificação prevista para todas as 621 vagas (inclusive as 252 dos SENAI’s), atendendo as metas previstas do programa de qualificação, e prestará contas ao M.T.E. comprovando a execução dos cursos.
As Escolas SENAI de Piracicaba, adicionalmente, obtiveram autorização para oferecer até 300 novas vagas gratuitas para trabalhadores indicados pela SEMTRE, em cursos com carga horária mínima de 160 horas, conforme efetiva demanda do mercado de trabalho da cidade. Esta, por sua vez, discutirá essa indicação com a Comissão Municipal de Emprego, a partir do segundo semestre.
Parceiros nesta ação de cursos gratuitos para qualificação e requalificação de trabalhadores em situação de desemprego:
Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (STMP)
Sindicato das Empresas Metalúrgicas (SIMESPI)
Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (SINTICOMPI), junto à Federação da área (FETICOM) e outras 16 empresas construtoras.
Caterpillar
Sindicato dos Contabilistas
CASE Agriculture
Arcelor Mittal
SINCOMÉRCIO
ACIPI
SINDETRAP
COSAN
VCP Fíbria
Sindicato dos Trabalhadores Hoteleiros
CIESP
Sindicato dos Comerciários (SECOPI)
Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação (STIAP)
APAPIR
Supermercado Enxuto
Ford Piracicabana
Secretaria de Turismo (SETUR)
Oscip Piracicaba 2010
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Sindicato dos Porteiros
Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (CONESPI)