Portal do Município de Piracicaba

Alunos de curso de aprendizagem profissional participam de visita monitorada gratuita no Engenho Central

Por sfranzol / Publicado em 08/05/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Iniciativa aconteceu por meio de parceria entre as Secretarias de Turismo e de Cultura

Uma tarde repleta de conhecimento e novas descobertas turísticas. Assim foi a visita monitorada gratuita que a Prefeitura de Piracicaba, por meio de parceria entre as Secretarias de Turismo e de Cultura, ofereceu na segunda-feira (5/05) a alunos do curso de aprendizagem profissional do Senac Piracicaba.

Uma imagem de grupo de jovens, possivelmente estudantes ou participantes de um evento, reunidos em uma sala.
Clarissa e Pedro Maurano junto dos estudantes

A atividade consistiu em bate-papo com a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, que abordou o mercado de trabalho no setor; seguido de tour no Engenho Central e visita ao Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba).

Entre as temáticas tratadas na apresentação feita aos estudantes, Clarissa falou sobre hospitalidade, eventos e tipos de turismo. “Tudo está interligado. O Turismo, para além dos atrativos turísticos, movimenta uma grande cadeia de serviços, abrangendo hospedagem, gastronomia, transporte, infraestrutura, entre outros. E a hospitalidade, feita de maneira acolhedora, é fundamental para o desenvolvimento do setor”, disse a titular da Pasta.

Durante o tour pelo Engenho Central, conduzido por Pedro Maurano, coordenador do local, junto de Sabrina Franzol, guia de turismo e gerente de promoção turística da Secretaria de Turismo, os alunos puderam conhecer mais da história do Engenho na produção de açúcar e álcool e como o espaço é utilizado atualmente, abrigando eventos e sediando, por exemplo, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e o Teatro Erotides de Campos.

Uma mulher está ministrando uma palestra para um grupo de pessoas sentadas em círculo.
A composição da cena mostra um grupo de pessoas em um espaço amplo, provavelmente uma sala de aula ou um local de reunião. As pessoas estão sentadas em cadeiras de plástico pretas ao redor de uma área central. Uma mulher de blusa verde está em pé, demonstrando algo em um monitor de computador. O grupo de participantes está em uma posição atenta e envolvida na apresentação, demonstrando interesse e escuta. A cena parece ser em um momento de aprendizado, onde a atenção dos participantes está focalizada na mulher que fala.As figuras principais são a mulher que está dando a apresentação e um grupo de pessoas. A mulher que fala está usando uma blusa verde e calças pretas, está em pé no centro, com um tom de voz normal, como se fosse uma conversa. Os participantes parecem atentos e interessados no conteúdo da apresentação. A maioria dos participantes são adultos jovens, e suas expressões denotam interesse e concentração na palestra.O estilo da imagem é fotográfico, representando um evento real, sem efeitos artísticos. O foco está na interação entre os participantes, mostrando uma dinâmica de aprendizagem.O local parece ser um espaço interno, com chão de madeira escura e paredes brancas. Há uma janela em um dos cantos, mostrando uma visão do lado de fora, mas o foco principal está nos participantes e na apresentação em andamento. A iluminação é uniforme, e não há sombras muito fortes, ideal para facilitar a visão dos participantes. A atmosfera é de concentração e aprendizagem, como em uma sala de aula.
Bate-papo com a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, abriu atividade com estudantes

“Eu achei essa atividade muito legal. Sou piracicabano e não conhecia tudo o que o Engenho tem e representa no desenvolvimento da cidade. Foi realmente uma tarde de novos conhecimentos”, comentou o aluno Eduardo Pereira, 17.

Quem também aprovou a iniciativa foi a estudante Ana Júlia Rubim, 17. “Já vim muito para o Engenho, em eventos, shows, mas não tinha muita noção da parte histórica e agora, com certeza, tenho um novo olhar sobre este espaço”, comentou.

No encerramento da atividade, os participantes visitaram o Museu da Imagem e do Som, também situado no Engenho, onde puderam ver diferentes equipamentos audiovisuais de variadas épocas e, ainda, assistir a um vídeo sobre a produção de açúcar em engenhos.

A imagem mostra um grupo de estudantes, aparentemente em uma excursão ou aula ao ar livre, reunidos em torno de uma fonte seca em um ambiente que parece ser um jardim ou parque histórico.*Detalhes da cena:** *Os estudantes:* Um grupo de cerca de 12 a 15 estudantes, com idades que parecem estar entre 15 e 20 anos, estão reunidos. Eles estão vestidos com roupas casuais. Alguns estão mais atentos a um instrutor, enquanto outros parecem mais relaxados ou conversando entre si. Há uma diversidade de gêneros e etnias no grupo.* *O instrutor:* Uma pessoa, possivelmente um professor ou guia, está no centro da atenção, parecendo explicar algo ao grupo. Ele está vestido com uma camiseta escura e shorts, e parece interagir com os estudantes de forma informal.* *O local:* O local parece ser um jardim ou parque com uma arquitetura antiga. Há uma fonte seca no centro da imagem, com uma estrutura de pedra e concreto desgastada. Uma estrutura de pergolados de tijolos vermelhos em ruínas, parcialmente destruída, está ao fundo, sugerindo um local histórico ou abandonado. Há uma casa antiga de estilo colonial à distância, também em estado de degradação. A vegetação ao redor é exuberante e tropical, com árvores grandes e folhagens densas.* *A atmosfera:* A atmosfera parece ser calma e educativa. O grupo parece engajado na atividade, sugerindo uma aula ou tour guiado. A luz natural indica que a imagem foi provavelmente tirada durante o dia.Em resumo, a imagem captura um momento de aprendizado ao ar livre, onde um grupo de estudantes está envolvido em uma atividade educativa em um ambiente histórico e natural. A imagem transmite uma sensação de história, aprendizado e interação entre os estudantes e o instrutor.
Alunos puderam conhecer a história do Engenho Central durante tour no local

Conforme a professora Priscila Silveira, acompanhante dos estudantes na atividade, essa ação foi a abertura de um módulo sobre turismo como parte da grade curricular do curso de aprendizagem profissional. “Do início ao fim do encontro, a proposta encaixou-se perfeitamente à unidade temática do Turismo, abrangendo as várias possibilidades profissionais na área e também provocando nos alunos o sentimento de pertencimento à cidade”, afirmou.

Todos os estudantes levaram para casa um kit informativo contendo folders de roteiros turísticos de Piracicaba, além de um mapa da região turística Serra do Itaqueri, na qual Piracicaba está inserida.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.