Cerca de 600 alunos de 20 escolas municipais de ensino fundamental, que atendem alunos de 6 a 10 anos, visitarão a exposição temática intitulada “Uma casa, mil olhares”, que tem patrocínio da Caterpillar. A Casa Sustentável é parte das comemorações dos 60 anos da empresa no Brasil.
Na abertura, realizada em 8 de maio, estiveram presentes a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, a coordenadora do Ensino Fundamental do município Elaine Barella, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação Terezinha Finguerut e as supervisoras Mara Martins e Maria Aparecida Della Villa.
Foto: Fernanda Schimdt
Segundo Elaine, a forma lúdica do projeto é algo a ser destacado. “Sabemos que as crianças são os melhores agentes de transformação do planeta e que esta mudança começa dentro de casa. O que elas aprendem na escola e em exposições como esta, é levado para cassa e cobrado dos pais, por isso os resultados são efetivos”, disse.
Num espaço de 100 metros quadrados, a Casa desperta a conscientização sobre o papel dos cidadãos no desenvolvimento da sociedade. Um mês com a torneira pingando pode matar a sede de uma pessoa por 2 anos e um litro de óleo cozinha descartado na pia contamina 25 caixas d’água, por exemplo.