A exposição itinerante Steam XP Universo Curioso, no Engenho Central, foi aberta hoje e se estenderá até 1º de dezembro. A exposição é acessível ao público em geral, com ênfase nas crianças de 5 a 11 anos, abrangendo desde o Jardim II até o 5º ano do ensino fundamental. Os visitantes podem desfrutar da exposição de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita mediante a retirada de ingressos na plataforma Sympla.

Com a abordagem pedagógica Steam, que promove a colaboração criativa e a integração de conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Design e Matemática, os visitantes são conduzidos por um circuito dinâmico, imersivo e interativo que abrange seis ambientes temáticos. Cada um desses ambientes é representado por um ícone escolhido para ilustrar a jornada: Leonardo Da Vinci, Steve Jobs, Marie Curie, Arquimedes, Tarsila do Amaral e Santos Dumont.

As crianças participaram de atividades que promovem a colaboração criativa e a integração de conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Design e Matemática

No primeiro dia da exposição, mais de 300 alunos da Rede Municipal de Educação tiveram a oportunidade de participar de uma experiência lúdica e educativa da abordagem Steam. Personagens históricos auxiliaram as crianças a compreender e aprender sobre Ciências, Tecnologia, Engenharia e muito mais.

A experiência, que dura cerca de uma hora, é patrocinada pela ArcelorMittal, por meio de sua fundação e lei de incentivo à Cultura, com realização pela ID4! Produtora Cultural.

A professora Rafaela de Malta acompanhou os alunos de sua classe do 4° ano da Escola Municipal João Perin

“Eu acredito que está sendo uma experiência incrível para os alunos poderem trabalhar essas áreas de forma integrada. Tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto assim, e para eles foi muito enriquecedor. A maneira como estão trabalhando as habilidades deste ano, com as experiências que estão tendo aqui hoje, proporciona várias ideias para projetos futuros. Acredito que essa experiência está sendo muito importante para eles”, como destacou a professora da turma do 4º ano da Escola João Perim, Rafaela de Malta.

Eduardo Prado dos Santos, aluno da Escola Municipal Edilene Borghese

Ao longo desses 30 dias, mais de 4.200 alunos da Rede Municipal de Educação terão a oportunidade de vivenciar essa experiência única durante a exposição. Alunos do 4º ano da Escola Municipal Edilene Borghese, Eduardo Prado dos Santos e Clarice Daniela de Moraes são monitores Steam na unidade e adoraram a experiência.

O Secretário de Educação, Bruno Roza, acompanhou o primeiro dia de exposição acompanhado pelo diretor artístico do evento Alan Moraes

O secretário de Educação, Bruno Roza, esteve presente no primeiro dia da exposição e comentou sobre o evento e os resultados que a abordagem Steam vem trazendo para a educação de Piracicaba. “O que os alunos vivenciaram aqui hoje é de uma riqueza e de um conhecimento sem igual, trazendo personagens históricos e referências em suas áreas e apresentando para as crianças de uma forma muito lúdica e única, uma experiência que marca qualquer criança. Com o Steam nossos professores estão recebendo formações que trazem resultados excepcionais para a nossa rede, com projetos premiados em todo o país e que estão moldando o futuro de nossos alunos”, disse.

SERVIÇO – Mostra Steam XP Universo Curioso. De 1º/11 a 1º/12, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no Armazém 14-C do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454). Entrada gratuita. É necessário retirar ingressos na plataforma Sympla (sympla.com.br). A mostra oferece agendamento para escolas pelo telefone (11) 99616-7181, com Cristiane.