Portal do Município de Piracicaba

Alunos da Rede Municipal realizam prova do Saresp na terça-feira, 18/11

Mais de 7.200 alunos serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa e matemática

Por CCS / Publicado em 14/11/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Secretaria Municipal da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica na terça-feira, 18/11, as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2025. Em Piracicaba, 7.235 alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal participarão da avaliação.

A imagem mostra uma sala de aula com várias crianças sentadas em carteiras, concentradas em suas atividades. A maioria dos alunos veste uniformes escolares azuis e brancos. No primeiro plano, um menino está escrevendo em um caderno com uma caneta azul. À sua frente, sobre a carteira, há um estojo preto com vários zíperes e um pequeno pedaço de borracha. Ao fundo, outros alunos estão em suas carteiras, alguns olhando para a frente, outros escrevendo. As carteiras são organizadas em fileiras e as cadeiras são azuis. O ambiente parece ser de uma escola primária ou fundamental.
Mais de 7.200 alunos serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa e matemática

O Saresp é voltado para os anos iniciais, avalia conteúdos de língua portuguesa e matemática, e é realizado em formato impresso, com duração de 3h30, no horário de aula regular dos alunos.

Como preparação, a Secretaria Municipal de Educação realizou, em agosto, uma formação com os diretores e coordenadores das escolas de ensino fundamental para orientar sobre a aplicação da prova. Na ocasião, foram abordados os procedimentos da avaliação, dúvidas foram esclarecidas e novos gestores receberam atualizações.

“A participação dos nossos estudantes no Saresp é fundamental para que possamos compreender, com precisão, como está o processo de aprendizagem na Rede Municipal. Esses resultados nos ajudam a planejar ações mais assertivas e garantir que cada criança avance com qualidade. Nosso compromisso é oferecer um ensino cada vez melhor, sempre com foco no desenvolvimento integral dos alunos”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.

QUALIDADE EDUCACIONAL – O Saresp tem como objetivo produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, auxiliando gestores no acompanhamento da qualidade educacional. Os resultados, previstos para o início de 2026, contribuem para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que mede a qualidade da educação nas escolas públicas paulistas e orienta ações pedagógicas para a melhoria contínua do ensino.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.