A 29ª Jornada Odontológica de Piracicaba (JOP), realizada entre os dias 05 e 07/06 pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), da Unicamp, atendeu mais de 1.600 alunos da Rede Municipal de Educação no escovódromo, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da higiene bucal. A atividade voltada aos estudantes desde 1994.

O escovódromo é uma ação social da Jornada que trata de questões preventivas acerca da cárie dentária, fornecendo recursos para o ensino da escovação

De acordo com a coordenadora do evento, a professora do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil da FOP, Dagmar de Paula Queluz, o escovódromo é uma ação social da JOP que trata de questões preventivas acerca da cárie dentária, fornecendo recursos para o ensino da escovação. “A atividade é conduzida de maneira lúdica, e os alunos recebem brindes relacionados à saúde bucal no final, com escova, creme dental e folhetos explicativos. Ao mesmo tempo, os professores das crianças recebem orientações sobre trauma dental”, explica.

Cerca de 1600 alunos da Rede Municipal de Educação receberam orientações sobre a importância da higiene bucal na FOP

Os alunos fizeram exames, visitaram o laboratório de análise, assistiram a um vídeo educativo sobre saúde bucal e participaram de brincadeiras com corda, bolas e pintura, todas direcionadas e acompanhadas pelos alunos da FOP.

Além da escovação, os alunos da faculdade avaliam as condições da saúde bucal das crianças e verificam se há algum trauma ou cárie, e os casos em que identificaram a necessidade, foram encaminhados para a clínica de graduação da faculdade.

A atividade voltada às crianças acontece desde a primeira edição do evento, que ocorreu em 1994

“É fundamental que as crianças da rede municipal participem de atividades relacionadas à saúde bucal, escovação e alimentação, pois isso promove hábitos saudáveis desde cedo e contribui para o bem-estar e desenvolvimento integral delas”, destacou a agente escolar de saúde da Secretaria Municipal de Educação, Rosimeire Bruno, que destacou a parceria com a FOP. “Participamos todos os anos desde a primeira edição, reforçando a importância dessa colaboração contínua para a saúde e educação dos nossos alunos”.