Os alunos das 6ªs séries da Escola Estadual Prof. Abigail de Azevedo Grilo participaram, na manhã de quarta-feira, 04/05, do projeto Cururu, que tem como objetivo levar a cultura popular às escolas e discutir sobre esse gênero musical tão predominante na região de Piracicaba. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP).

Os alunos Vitor, David e Lorena da EE Prof. Abigail de Azevedo Grilo

"Achei muito legal saber que é uma cultura importante, que é um gênero musical aqui de Piracicaba e de várias cidades da região", disse a aluna Lorena Cristina da Silva Santos.

A ação ocorreu no Teatro Erotides de Campos, onde foi apresentado o documentário Cururu Piracicabano, com direção de André Boareto, produzido pelo MISP, seguido das apresentações dos cururueiros Toninho da Viola, Maurinho Bortoleto, Rubinho de Tatuí, Carlinhos do Cavaco e participação especial da cantora Xis Martins.

Participação especial da cantora Xis Martins

Os cururueiros demonstraram como é que se canta, o que é o repente, como se constrói o verso, o que é a carreira no cururu, o que é um embate poético e, principalmente, contaram algumas histórias envolvendo outros grandes expoentes do gênero, como Nhô Serra, Pedro Chiquito, Parafuso, Zico Moreira, Moacir Siqueira, entre outros.

O aluno David Rogério Venâncio Trevisan de 11 anos, disse que nunca tinha visto uma apresentação de cururu. "Aprendi que é um gênero musical. Eu gostei também porque os curureiros passaram suas habilidades para nós, eu gostaria muito de voltar e ver outra apresentação", disse.

Apresentação dos cururueiros no Teatro Erotides de Campos

O aluno Vitor Hugo de Oliveira Sanches ainda complementou. "Eu não conhecia o que era o cururu, fiquei conhecendo hoje e gostei muito, aprendi que esse tipo de música é muito importante para Piracicaba".

Segundo o escritor Olívio Nazareno Alleoni, o cururu é um cantar repentista por meio de um embate poético com duas duplas de cantores, com uma ou duas violas, que cantam alternadamente em forma de versos rimados, usando temas variados. Os versos possuem conteúdo de indiscutível experiência, fruto da leitura, da observação, da imaginação, expressos com seriedade, ironia e até deboche.

"A cultura popular, onde o cururu se encaixa, é um dos elementos mais preciosos que temos, e muito dessa cultura está desaparecendo, precisamos preservar para que não percamos nossa identidade, e uma das formas é levar essas informações para as novas gerações" pontua o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

O projeto Cururu é idealizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), sob direção de Pedro Maurano. A participação da Escola Estadual Prof. Abigail de Azevedo Grilo teve gestão da diretora Maria Teresa Sokolowski e vice-diretora Danielle Barbosa, com orientação das professoras Cristiane Junqueira, Igna Maria de Oliveira, Eliane Lara Teles e do professor Osório Arruda.

Professores e cururueiros no Teatro Erotides de Campos