As 12 alunas do curso gratuito de produtos de cafeteria realizaram ontem, quarta-feira, 27/11, a primeira aula prática, onde elas entram em contato com os ingredientes e aprendem a manipular os produtos. O curso é oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), em parceria com o Senai e Sebrae.
O curso tem como objetivo capacitar pessoas que desejam empreender no ramo alimentício e os participantes aprenderão a preparar doces como torta, cupcake e muffin, que poderão complementar suas rendas.
O professor que está a frente desse curso é Rogério Parra, engenheiro de alimentos do Senai. Segundo Parra, no curso serão ensinadas receitas de diversos doces, como muffin, cookies, alfajores, brownie e diversos tipos de bolos. “Cada uma das receitas tem suas peculiaridades e um toque especial. Peço a elas que façam as receitas com todo o carinho e desta forma tem tudo para agradar o paladar das pessoas que possam ser seus futuros clientes. Fico feliz em saber que muitas dessas alunas têm espírito empreendedor e a meta de abrir o seu próprio negócio”, observou.
Uma das alunas é Elisângela Cristina de Almeida Souza, 51 anos, moradora do bairro Higienópolis, que cursa Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatec). Ela se interessou pelo curso por pretender futuramente montar o seu negócio.
A mesma linha de pensamento é seguida por Andréia Luana Fernandes, de 36 anos, e moradora do bairro Água Branca. “Eu trabalho com panificação e este curso oferecido pela Sema foi a oportunidade que enxergeui para ampliar os meus conhecimentos e ir em busca de meu sonho, que é abrir uma cafeteria. Tenho certeza que esse curso me ajudará bastante no sentido de me especializar na área. Agradeço muito a iniciativa da Sema”, ressaltou.
Os cursos oferecidos estão dentro do programa da Cozinha Experimental, que têm a finalidade de promover a qualificação profissional para a população, por meio de cursos, oficinas e workshops, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias que proporcionem acesso ao mercado e geração de trabalho e renda.
De acordo com a secretária Nancy Thame o recente programa da Cozinha Experimental é coordenado por uma profissional de nutrição, o que traz um olhar mais profissionalizado e sensível para os cursos, principalmente no que tange à segurança alimentar e nutricional.
PRIMEIRA AULA – A primeira aula aconteceu no dia 25/11 e abordou o tema Organize sua Ideia, ministrada por Evelly de Moraes, da equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), trazendo o conceito de estrutura de um negócio pela matriz Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
As aulas seguem hoje, 28/11 e nos dias 03,04,05 e 06/12, das 13h30 às 17h, na Cozinha Experimental da Sema, que fica na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, bairro Paulista.
“Após a aula teórica, as informações que pensamos que já sabemos ficam mais claras para o desenvolvimento do negócio, principalmente a parte burocrática”, disse a aluna Ana Maria Carvalho, que participou da aula.
COZINHA – A construção da Cozinha Experimental teve início no final de 2021 e foi instituída como política pública municipal em junho de 2023, pela lei 9.945/2023. A Sema recebeu o apoio e a colaboração de instituições parceiras do município para o desenvolvimento do projeto, como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae, Sesc, agricultores e produtores de alimentos locais.
Os cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente são direcionados a agricultores locais, permissionários dos varejões municipais, produtores de alimentos artesanais e demais públicos interessados.
Além da população em geral, os cursos da Cozinha Experimental ainda poderão ser estendidos para merendeiras, professores da rede pública de ensino, agentes comunitários e profissionais de saúde, assistentes sociais e demais servidores públicos.