Piracicaba foi representada pelo secretário da Pasta; a meta do programa é ter 90% de crianças leitoras até 2026
O Governo do Estado lançou ontem, terça-feira, 20/02, o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade.
O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas, junto com o secretário estadual da Educação, Renato Feder, em solenidade na Sala São Paulo, na capital. A comitiva de Piracicaba foi formada pelo secretário de Educação, Bruno Roza, pela coordenadora da Educação Básica, Ana Lúcia Marra, e pelas formadoras da SME Daniela Farto, Henriqueta Lucas e Raquel Bettio.
“Temos que trabalhar a base, e o Estado tem uma responsabilidade importante. Nós vamos trabalhar juntos com os municípios, a responsabilidade é nossa também. Precisamos estimular e incentivar, e o programa Alfabetiza Juntos SP está calcado nisso”, afirmou o governador.
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026. O plano é que o Governo do Estado envie material didático aos municípios, realize formação de professores para ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação. Em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes eram considerados leitores iniciantes ou fluentes.
“Mais do que uma iniciativa específica deste governo, o programa se configura como uma política pública, destinada a transcender os anos e a engajar as comunidades escolares, mantendo sempre o aluno como centro de atenção”, ressaltou o secretário de Educação, Bruno Roza.
Para que o Alfabetiza Juntos SP se transforme em uma política pública de Estado, o governador assinou um decreto de criação do programa durante o evento.
O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.
A cerimônia também reuniu a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores, dirigentes federais, estaduais e municipais de ensino e representantes da comunidade escolar.