Portal do Município de Piracicaba

Alevinos de pacu e curimbatá serão soltos no Tanquã amanhã (10)

Por Comunicação Social / Publicado em 09/05/2018
Tempo de leitura: 2 minutos.

(Piracicaba, 09 de maio de 2018) O Tanquã receberá 70 mil alevinos de curimbatás e pacu amanhã (10). A ação, que entra em sua 7ª edição, faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro, da AES Tietê Energia, que doa os peixes, e tem como parceiros o Instituto Beira Rio, a Prefeitura de Piracicaba e a Aperp (Associação do Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes). O evento está programado para às 14h.

Luís Fernando Magossi, o Gordo do Passeio de Barcos, presidente do Instituto Beira Rio, explica que os alevinos soltos são juvenis, com cerca de 15 centímetros, que resistem melhor a fatores como a diferença da temperatura da água, por exemplo, além dos predadores e, por isso, têm mais chances de sobreviver até a idade adulta e reproduzir.

“Esse trabalho realizado pela AES Tietê, por meio de Silvio Carlos Alves dos Santos, analista ambiental é muito importante, assim como o trabalho de Guilherme da big peixe, que faz a criação dos peixes para a AES. Temos de agradecer. Quem ganha com isso é o meio ambiente e o rio Piracicaba”, ressalta Gordo.

É o 3º ano consecutivo da soltura de alevinos no Tanquã, conhecido como minipantanal paulista, que pertence à represa de Barra Bonita. “O Tanquã foi incluído este ano como local para receber os alevinos. Aquele ponto do rio Piracicaba tem vegetação e profundidade propícias ao desenvolvimento das espécies, que são de piracema, já que todas sobem para desovar”, explica Gordo.

Este é o terceiro ano que alevinos são soltos no Tanquã


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.