O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu que o Hospital Regional começa a funcionar ainda este ano. A declaração foi feita à imprensa no sábado, 22/07, quando o governador esteve em Piracicaba para entregar as 720 moradias do Residencial Parque dos Ipês, no Vila Sônia.

De acordo com Alckmin, assim que o município concluir o sistema de climatização do prédio, o que deve acontecer no final da primeira quinzena de agosto, o Estado assumirá o prédio e iniciará a instalação da mobília e equipamentos. Apesar da crise, o executivo estadual está determinado a unir esforços para atender essa demanda regional.

O prefeito Barjas Negri observou que as conversações com a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) estão bem avançadas para que a entidade assuma a gestão do hospital, bem como a contratação dos profissionais que vão trabalhar na unidade.

A maior preocupação de Barjas Negri é ampliar o número de leitos hospitalares na microrregião. Segundo o prefeito, vários municípios eliminaram leitos ao longo dos últimos anos, como Charqueada, São Pedro e Rio das Pedras, o que tem sobrecarregado o sistema de atendimento público em Piracicaba.

O secretário de Saúde de Piracicaba, o médico Pedro Mello, acredita que a colocação do HR em funcionamento será um marco na história de Piracicaba. "Além de ganharmos em qualidade de atendimento, com a ampliação dos leitos hospitalares, a cidade se tornará de fato um complexo formador de profissionais da saúde, com a Residência Médica e a Faculdade de Medicina", concluiu.