Piracicaba, 26 de março de 2020 – O Serviço de Acolhimento Provisório Albergue Noturno suspende atendimento a migrantes, trecheiros e itinerantes por tempo indeterminado. O serviço, que é um local de pernoite destas pessoas, ficará restrito ao atendimento de pessoas em situação de rua do município, complementando o atendimento da Casa de Passagem.

A medida foi tomada como medida de prevenção ao Covid 19, conforme explica Eliete Nunes, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), “os serviços semelhantes em outros municípios estão fechando as portas neste período, ocasionando uma procura pela nossa cidade, que ainda estava atendendo este público. Ocorre que este trânsito de pessoas pode trazer o vírus e resolvemos prevenir. Assim, neste período, o Albergue vai disponibilizar as vagas para as pessoas em situação de rua de Piracicaba, dando suporte à Casa de Passagem, que já tem esta finalidade e pode ter sua capacidade superada por conta da pandemia.”

Para acessar o serviço, porém, as regras não mudaram e continuam servindo para ambos os espaços. É necessário portar documentos para entrada e, em caso da falta deles, é necessário um boletim de ocorrência da perda para conseguir o acesso. Também é necessário ser acompanhado pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). A entrada só é permitida até as 22h e os usuários não podem acessar os serviços sob efeito de substâncias psicoativas, nem portando elas.

A Casa de Passagem funciona na Rua Frei Vital de Primeiro, nº 234, Jardim Califórnia, das 19h às 7h e o Albergue Noturno funciona na Rua Prudente de Moraes, 1900, Bairro Alto, das 19h às 6h.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076