Aglomerado discute elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado
Piracicaba recebeu ontem, 10/02, a reunião da Aglomeração Urbana de Piracicaba. O encontro, realizado no Museu da Água, iniciou o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), além da primeira reunião da Comissão Técnica do PDUI-AUP. A elaboração será coordenada pela Emplasa, empresa do Governo do Estado de São Paulo responsável por levantamento de dados territoriais. Nos dias 8 e 9/02, quarta e quinta, Piracicaba sediou a Mostra e Seminário Cidades Inteligentes, também focada nos 23 municípios que compõem a Aglomeração Urbana, que apresentou soluções ao setor público com relação à energia, saneamento, resíduos e tecnologia, entre outros.
A Comissão Técnica do PDUI é composta pelos técnicos representantes dos municípios de Piracicaba, Araras, Rio Claro e Limeira, além de representantes da sociedade civil e Governo do Estado de São Paulo.
Durante o encontro, além da apresentação do PDUI, incluindo conceito, diretrizes, objetivos e importância, foi apresentada a proposta do Guia Metodológico e cronograma. A próxima reunião será realizada em março, para a formação das oficinas com os temas Planejamento e Uso de Solo, Transporte e Sistema Viário Regionais, Habitração de Interesse Social, Saneamento Básico, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Atendimento Social e Turismo.
O PDUI servirá como um instrumento legal de planejamento estratégico, que estabelecerá diretrizes, projetos e ações para os municípios que integram o Aglomerado, com o objetivo de orientar o desenvolvimento regional, reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida dessa população.
A Aglomeração Urbana de Piracicaba foi criada em 2012 e é integrada por 23 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro. Juntos, têm população de 1,4 milhão de habitantes (3,24% da população paulista).
A AUP é importante polo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, situado em uma das regiões mais industrializadas e produtivas do Estado de São Paulo, entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas. Seu diversificado parque industrial concentra empresas nacionais e multinacionais, destacando-se os setores sucroalcooleiro e metal-mecânico, as indústrias de alimentos, bens de capital, cerâmica, agroindústria e metalurgia.
Ocupa posição privilegiada na malha rodoviária estadual, o que favorece o acesso de pessoas e mercadorias ao Porto de Santos e aos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos. A unidade regional apresentava em 2013 uma participação de 3,26% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
