Mesmo disponibilizando novos serviços através do 156, a Prefeitura pelo quarto ano consecutivo registrou queda de registro de solicitações no primeiro semestre dos anos de 2006 a 2009. O Serviço de Informação à População 156 é canal oficial de comunicação entre a prefeitura e a população.
O diretor do SIP, Flávio Furlan, atribui a queda, à determinação do prefeito Barjas Negri e o empenho das secretarias, buscando responder as solicitações de serviço dentro do prazo; alteração da lei de corte de mato e limpeza em terrenos particulares e trabalhos preventivos, agindo nas causas e não somente nas conseqüências.
No primeiro semestre de 2008 houve aumento de informações e orientações, referentes vários concursos públicos. Coube ao 156 divulgar divulgado a data e local das provas, resultados, classificações e convocações. O serviço avançou com a disponibilidade de informações via internet; alteração da metodologia de trabalho em parceria com o Centro de Comunicação Social, divulga informações para a imprensa e participações junto às secretarias sugerindo informações a serem divulgadas e trabalhando no sentido de prestar melhores esclarecimentos.
Desde o dia 06 de junho está no site da Prefeitura (www.piracicaba.sp.gov.br), através do link 156- Fale comigo. Este serviço disponibilizará à população a opção de registrar e consultar os pedidos via web a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriado, 24 horas. Os usuários poderão acompanhar todo o processo com mais agilidade e o sistema enviará por e-mail a tramitação da solicitação e uma cópia do registro e o número do protocolo.
Para aquelas pessoas que não tem acesso à Internet, o SIP-156 funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h por meio do telefone 156 ou pessoalmente, das 8h30 às 16h30 no andar térreo do Centro Cívico (Rua Capitão Correa Barbosa, 2233). Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail sip@piracicaba.sp.gov.br.
O secretário municipal de Governo, José Antonio de Godoy coordenou toda esta reestruturação, destaca a importância do serviço como ferramenta de gestão, porque as solicitações são transmitidas às secretarias. “De posse destas informações, a Administração planeja ações estratégicas e trabalha de forma preventiva”, explica.
Godoy diz que por meio do 156, o munícipe pode solicitar serviços, fazer reclamações ou obter informações sobre trânsito, transportes, infraestrutura urbana, iluminação pública, lixo, corte de mato, obras, tributos e processos, como e onde pagar impostos e taxas municipais, negociações e dívidas, saúde pública, vigilância sanitária, animais (zoonoses), dengue, vacinação, educação, escolas, creches, merenda, cultura, concursos, entre outros serviços.
O serviço conta com atendentes concentrados em ramais disponíveis, registrando e encaminhando on-line às secretarias ou setores competentes. Durante a ligação, um número de protocolo é passado ao munícipe para que ele acompanhe o trâmite da solicitação. Não são aceitas ligações anônimas. As ligações são sigilosas.