A Vigilância Epidemiológica e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) iniciaram, na semana passada, uma série de reuniões com os Agentes Comunitários de Saúde das unidades do PSF (Programa Saúde da Família). O objetivo é intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti no município e reforçar o trabalho dos ACSs junto à população.

A ação é coordenada pelos orientadores pedagógicos Liliane Maria Spinelli, da VE, e Márcio José Sérgio Ermida, do CCZ. As reuniões irão envolver todas as 51 equipes do PSF no município, tanto na zona urbana, quanto na zona rural e ocorrem às terças e sextas-feiras.

Durante a reunião, os agentes recebem orientações para intensificar o trabalho de combate à dengue e a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor durante as visitas rotineiras em sua área de atuação. “É preciso realizar o combate constante do Aedes aegypti, pois além da dengue, o mosquito também transmite a chikungunya e a zika”, lembra Liliane.

Ela explica ainda que, durante a reunião, os agentes recebem uma cópia da portaria 44/2002 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as atribuições do trabalho de prevenção e combate à dengue, além do histórico dos casos da doença registrados no município desde 1998. “Os agentes comunitários têm um papel fundamental no Programa de Combate à Dengue desenvolvido pela Secretaria de Saúde”.

O próximo encontro será nesta terça-feira (1º) na unidade do PSF Tupi. Na sexta-feira (4) será a vez do PSF Bosques do Lenheiro 1.