A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), participou, na quarta-feira, 26/07, de uma auditoria realizada pela equipe da ANA (Agência Nacional de Águas), em duas propriedades rurais localizadas na microbacia do Ribeirão dos Marins, que foram reflorestadas por meio do programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) em 2022.

O objetivo da visita foi verificar o resultado das ações, realizadas por meio do apoio financeiro da ANA, através da Agência das Bacias PCJ. O recurso foi recebido após a Sema ser contemplada em edital com o recurso de R$ 450 mil para uso em restauração ecológica, sem necessidade de contrapartida.

O plantio de aproximadamente 35 mil mudas de espécies nativas em 11 propriedades, totalizando 21 hectares de áreas de APPs (Área de Preservação Permanente) e o cercamento em três dessas propriedades, foi realizado em julho de 2022 pela empresa Progaia, ganhadora da licitação para executar o trabalho.

De acordo com a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, o desenvolvimento das mudas está acima do esperado, com pegamento de mais de 90%. “No início do projeto já era estimado e considerado normal uma perda de 20% a 30% das mudas, mas com o generoso período de chuvas que tivemos, além das técnicas de irrigação que foram implementadas no plantio e a manutenção frequente, estamos com cerca de somente 10% de perdas”, explica.

O auditor Carlos Araújo Souto, da ANA, acompanhou as visitas nas propriedades dos produtores Klever Coral e Pedro Polizel, junto aos engenheiros da Sema, Evelise Moda e Ramon Pittizer e os representantes da Agência das Bacias PCJ, Patrícia Gobet Barufaldi, Marina Peres Barbosa e Gabriela Durrer Lopes Giusti.

O objetivo da visita foi verificar o resultado das ações do PSA, realizadas por meio do apoio financeiro da ANA, através da Agência das Bacias PCJ
Visita foi em duas propriedades rurais localizadas na microbacia do Ribeirão dos Marins, que foram reflorestadas por meio do PSA