A Agência das Bacias PCJ e a Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas) estão anunciando um novo acordo que visa otimizar o tratamento de efluentes da ETE Capivari II. Vale lembrar que, hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto Capivari II já fornece água proveniente de reuso para a região do Aeroporto de Viracopos, e, mediante novo acordo com a Agência das Bacias PCJ, o objetivo é desenvolver ações para deixá-la totalmente potável, seguindo todas as exigências da legislação competente. “Atualmente, a legislação não permite a inserção da chamada ‘água de reuso’ diretamente na rede de abastecimento das cidades. A ideia é que seja produzida uma minuta de lei para serem encaminhadas aos órgãos gestores e aos Conselhos de Recursos hídricos visando a alteração da mesma”, explica Sergio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ.

Além disso, segundo Razera, o reaproveitamento da água mediante tratamento regulamentado é uma ação que condiz com o enfrentamento da crise hídrica. “Esse será o primeiro contrato, no âmbito dos Comitês PCJ, que tratará de reuso, e, como tal, não deixa de ser uma resposta do Comitê no que tange às medidas para enfrentarmos a crise hídrica propondo, efetivamente, soluções”, disse.

O novo contrato entre a Agência das Bacias PCJ e a Fundespa será assinado amanhã (11), às 15h, no gabinete do Prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, e contará também com a presença de Marco Antônio dos Santos, diretor técnico da Sanasa, Campinas.

SERVIÇO

ASSINATURA DE ACORDO PARA OTIMIZAR TRATAMENTO DE EFLUENTES DA ETE CAPIVARI II

DATA: sexta-feira (11/09)

HORÁRIO: 15 horas

LOCAL: Gabinete do Prefeito de Piracicaba (11º andar)

ENDEREÇO: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth