Acontece amanhã, 19/10, a partir das 15h, o Afro Black Pira Charme, no palco externo ao lado da passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central. O projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo conta com o apoio da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Piracicaba e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Evento gratuito.
A programação inclui oficina e baile charme, com apresentações de DJs, grupos de passinhos de Piracicaba e exposição de afro empreendedores locais, para o fortalecimento da cultura e economia criativa da comunidade. O evento terá, ainda, a participação especial de Flávio Soul, parceiro do Coletivo Afro Black que é referência da cultura charme no Rio de Janeiro, reconhecido por sua vasta experiência no movimento charme, que conduzirá a oficina, abordando a história, a evolução dos bailes e técnicas de dança.
O Projeto Afro Black Pira Charme é uma iniciativa que promove a valorização da manifestação cultural urbana popular, originária do Rio de Janeiro e São Paulo, conhecida como “baile charme”. Esse movimento, que se consolidou nas periferias dessas cidades, reúne jovens e adultos negros para celebrarem a música e a dança de forma elegante e sofisticada, ao som de soul, funk, R&B e jazz.
Em sua segunda edição, a expectativa do coletivo Afro Black é atrair ainda mais jovens e proporcionar uma imersão ainda maior nesse universo cultural tão importante para a identidade e resistência das periferias, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura negra e com a inclusão de jovens periféricos em atividades culturais significativas para o fortalecimento de suas identidades. A primeira edição foi realizada na Casa do Hip Hop.
SERVIÇO – Afro Black Pira Charme. Dia 19/10, a partir das 15h, no palco externo ao lado da passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central. Entrada gratuita.