Taxiway passou de 800 para 1.200 metros de extensão

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), concluiu os serviços de ampliação da pista auxiliar (taxiway) no Aeroporto Municipal Pedro Morganti, que passou de 800 para 1.200 metros de extensão.

A obra era a terceira e última etapa da revitalização do espaço – incluiu, ainda, terraplenagem e aplicação de camada impermeabilizante e ligante.

A obra era a terceira e última etapa da revitalização do Aeroporto Municipal

A primeira etapa foram as reformas com a revitalização do balizamento, troca da engrenagem do biruta e manutenção do farol rotativo e do RCC, que é o transformador que gera toda a energia necessária para uso dessas ferramentas.

Já a segunda etapa foi o recapeamento total da pista de pouso e decolagens, que é uma exigência da Anac e deve ser feito a cada 10, 15 anos. Para o recapeamento, foi realizada fresagem na pista, que consiste na remoção do pavimento antigo, como preparação do solo, e posterior aplicação de nova massa asfáltica. Também foi refeita toda a sinalização da pista. O novo pavimento foi executado em 36 mil metros quadrados da pista.

Serviços integram benfeitorias exigidas de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

A obra, que teve investimento total de R$ 4.254.976,53, é uma benfeitoria exigida de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Aeroporto Municipal Pedro Morganti, inaugurado em 18 de abril de 1942, está atualmente sob responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba, por meio de convênio firmado pelo Convênio 49/2012 e Lei 7.560/13. Entre os anos de 2021 e 2023, registrou no total 15.297 pousos e decolagens; só em 2023, foram 4.677, resultando em uma média de quase 13 voos por dia.