Na manhã de hoje, terça-feira, 08/02, o secretário municipal da Ação Cultural (Semac), Adolpho Queiroz, reuniu-se com Mário Frias, titular da Secretaria Especial da Cultura (Secult), do Governo Federal, com o vereador Fabricio Polezzi e com a deputada estadual Valéria Bolsonaro. O encontro ocorreu em Campinas, no gabinete da deputada. O objetivo, segundo Queiroz, foi apresentar o projeto Engenho da Memória, que será implantado no Engenho Central, para articular apoio e angariar verbas do Governo Federal. Queiroz solicitou a liberação de R$ 5 milhões para o projeto.
Deputada estadual Valéria Bolsonaro, vereador Fabricio Polezzi, Mário Frias, titular da Secretaria Especial da Cultura e o Secretário Adolpho Queiroz
Em sua base, o Engenho da Memória será composto pela Biblioteca Municipal, pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP), pelo Museu da Imagem e do Som (Misp), por um café e a criação de um arquivo histórico municipal para abrigar jornais e documentos que preservam a memória da cidade. Para isso foi reservado o barracão 14b, com cerca de 1.580 m2, localizado no Parque do Engenho Central.
O projeto está estruturado em três bases iniciais: a contratação de projetos arquitetônicos, a contratação de empresa de engenharia para reformas estruturais no prédio tombado e a compra de móveis, computadores, ar-condicionado, placas de energia solar, entre outros itens. "Trata-se do primeiro contato entre os titulares da Semac e Secult. Agradeço o convite do vereador Fabricio Polezzi, a oportunidade de levar esse projeto ao conhecimento do Governo Federal, na expectativa de conseguirmos recursos para esta nova e importante etapa da construção do Engenho da Cultura", disse Queiroz. Nos próximos dias os secretários Mário Frias e Adolpho Queiroz marcarão uma data, para juntos avaliarem o projeto, em Brasília.