Portal do Município de Piracicaba

Adolescentes do CE Sesi 165 conhecem serviços destinados às pessoas em situação de rua

Por Comunicação Social / Publicado em 14/11/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

Adolescentes do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional SESI 165 Jardim Planalto conheceram os serviços socioassistenciais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de DesenvolvimentoSocial (Semdes) direcionados à população em situação de rua.

A imersão no tema foi promovida pelas assistentes sociais da Semdes, Solange Spironello e Anelize Guastalli, que à convite de alunos da disciplina Eixo Integrador de Ciências Humanas, foram à escola para explanar sobre os serviços e desenvolver com os adolescentes a temática desigualdade social.

Solange e Anelize explicaram como funciona a Política Nacional de Assistência e quais são as normativas e regulamentos que regem a política destinada à população de rua. Também apresentaram um perfil da população em situação de rua, abordando gênero, escolaridade e motivos de estarem na rua.

Além disso, nominaram quais são os cinco serviços (Centro Pop (Centro de Referência para a População em Situação de Rua), Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), Albergue Municipal, Casa de Passagem e Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoa Adulta (NAS)) desenvolvidos pela Semdes para este público e o que faz cada um.

Fábio Chiarinelli, professor responsável pela disciplina, explicou que dividiu a sala por temas, relacionados aos direitos humanos, e que além da temática desigualdade social, também estão sendo objeto de trabalhos os temas migração, religiosidade e desigualdade social; privacidade e espionagem no mundo digital e na história recente e direito dos idosos.

Segundo Chiarinelli, o objetivo é mobilizar os alunos para que se aprofundem nos temas propostos e proponham um produto, que será apresentando em feira que será realizada na escola no dia 02 de dezembro “o objetivo é mobilizar os alunos para que os mesmos realizem investigações e produzam sistematização das informações colhidas através de um produto, que deve dialogar com nossa comunidade escolar e local, buscando interferir na mesma de forma a produzir reflexões e transformações positivas”.

No caso das alunas Amanda e Emanuela Zangelmi Pedrassoli (são irmãs gêmeas), Gabriela Ferezini e Vitória Sibely Fernandes, responsáveis por convidar o poder público para explicar o trabalho feito com a população em situação de rua, o objetivo de tal sistematização é a produção de uma página na internet, com diversas informações e reflexões sobre o assunto em Piracicaba.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.