Adolescentes de Casa Lar participam do encerramento de cursos do Caof
Piracicaba, 27 de julho de 2018 –Onze adolescentes, que estão acolhidas institucionalmente nas Casas Lares de Piracicaba, participaram na manhã de hoje (27) do encerramento dos cursos do Centro de Artes e Ofícios (Caof) do Jardim Oriente.
Elas foram as “modelos” dos alunos e alunas dos cursos de manicure e pedicure e de cabeleireiro e, ao final dos tratamentos de beleza, ainda comeram abobrinha recheada, canelone de abobrinha e torta de banana, quitutes preparados na aula de culinária, que também estava no dia do encerramento.
Prestigiando a atividade, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, achou interessante a ideia. “São dois serviços da assistência social, desenvolvidos pela Semdes em parceria com organizações da sociedade civil, que dialogam e que permitem esta troca. As adolescentes têm um dia de cuidados, que elevam a autoestima e os participantes dos cursos podem demonstrar os conhecimentos adquiridos nos cursos”.
Além dos cursos que as adolescentes participaram como modelos, também foi possível ver em ação os alunos dos cursos de corte e costura e de artesanato.
O Caof é um serviço de Desenvolvimento de Habilidades, executado em parceria entre a Semdes e o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), tem como objetivo proporcionar atividades que promovam a convivência social, oportunizando novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades: motora, intelectual, afetiva e social; bem como a possibilidade de geração de renda extra. O Serviço destina-se prioritariamente aos beneficiários dos Programas de Transferência de Renda (Ação Jovem, BPC – Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família, Renda Cidadã) com idade acima de 14 anos.
Já as Casas Lares são serviços de colhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O parceiro da Semdes na execução é a Casa do Bom Menino.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
