O prefeito Barjas Negri autorizou abertura de licitação para a aquisição e locação de equipamentos e contratação de serviços para central de monitoramento que vai integrar soluções de mobilidade para gestão, fiscalizar por vídeo monitoramento e monitoramento, vias e veículos de Piracicaba. Os objetivos são promover a segurança dos munícipes e usuários do trânsito, reduzir congestionamentos e gerar informações online, além de estatísticas de trânsito. O valor investido aproximado deve ser de R$ 3,5 milhões.

No pacote da central estão incluídos equipamentos, como servidor de gerenciamento de câmeras, servidor de videowall, servidor de storege de gravação, sistema de VMS, sistema de OCRs, no-break, estações de trabalho, ar-condicionado e monitores 55”. Os serviços incluem suporte técnico, operacional e instalação elétrica e treinamento para operação de software, entre outros.

A Cemel possui hoje 118 câmeras em vários pontos da cidade para monitoramento de comércio, praças, ruas e avenidas

Para o ambiente externo de monitoramento, será necessária a aquisição 15 Câmeras PTZ novas, 40 câmeras fixas OCRs, 20 câmeras fixas panorâmicas, 1 unidade móvel de monitoramento e infraestrutura de transmissão de dados para central. Também será feita a troca de 15 câmeras PTZ existentes.

De acordo com o prefeito Barjas Negri, a tecnologia empregada na central permitirá o monitoramento das vias com captura de imagens por meio de câmeras e reconhecimento eletrônico de placas de veículos. “Dessa forma, teremos um controle e um conhecimento maior sobre a circulação de veículos nas ruas e avenidas da cidade, o que vai facilitar a tomada de decisões para possíveis intervenções, como por exemplo, ao identificar quando um carro roubado estiver circulando pelo município”, explicou o prefeito Barjas Negri. “Esse será um grande passo para aumentar a segurança no município”.

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, analisa o pacote de investimentos pelo viés do trânsito, já que Piracicaba possui uma frota de veículos significativa – 310 mil veículos, o que representa 1,3 habitante por veículo -, além dos chamados “estrangeiros”, que circulam pela cidade diariamente. Nesse caso, calcula-se que Piracicaba, cidade polo do Aglomerado Urbano, recebe cerca de 15% de veículos de outros municípios diariamente. “A geração de imagens, dados e informações será decisiva para a segurança e o planejamento do tráfego em Piracicaba, por meio da Central Semafórica e para prover aos usuários das vias, a qualquer momento, informações em tempo real das condições de trânsito para facilitar os deslocamentos”, avalia Akira.

CEMEL – O pacote também vai permitir o cruzamento de informações entre a Cemel (Central de Monitoramento) da Guarda Civil com o sistema Detecta. “A Cemel possui hoje 118 câmeras distribuídas em vários pontos da cidade, realizando o monitoramento dos pontos de comércio, praças, ruas e avenidas. Com o novo investimento, será possível atualizar o software da Cemel, favorecendo a instalação de novas câmeras de monitoramento com tecnologia digital, permitindo imagens em alta definição, além de aumentar a capacidade de armazenamento de imagens”, explica a a comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel. As novas câmeras serão instaladas em pontos estratégicos do município, onde há uma incidência maior de crimes, e nas principais avenidas da cidade.

Outra vantagem da implantação de uma gestão integrada dos sistemas de mobilidade é que será possível, de maneira prática, gerenciar todos os sistemas e monitorar as ações referentes à manutenção corretiva e preventiva, bem como a implantação e modernização de novos equipamentos.