A Secretaria Municipal de Saúde começa a entregar, na próxima semana, os aparelhos de glicemia aos diabéticos usuários de insulina que se cadastraram na 3ª fase do programa. Serão entregues 504 aparelhos de glicemia aos diabéticos usuários de insulina, que deverão se dirigir à Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família a que pertence e levar a Carteira de Saúde para retirar o aparelho, receber orientações quanto ao seu uso e obter informações sobre os demais insumos.
Os diabéticos usuários de insulina interessados em se inscrever na 4ª fase do Programa deverão se dirigir a qualquer farmácia municipal. Desde a primeira fase foram entregues 2.816 aparelhos, beneficiando seus usuários.
Os aparelhos ficam sob a responsabilidade do usuário que assina um termo de responsabilidade por se tratar de comodato. Os insumos são adquiridos pela Prefeitura e o investimento é dividido entre o governo do Estado e do Município.
Na rede municipal de saúde, em 2006, existiam 2.294 pacientes que utilizavam o medicamento. Atualmente cerca de 13 mil pacientes estão em atendimento. A Secretaria Municipal da Saúde informou que o projeto de controle do diabetes é realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde que, no ano passado investiu cerca de R$ 500 mil. A contrapartida da prefeitura foi de aproximadamente R$ 300 mil.
Além da entrega dos aparelhos para teste de glicemia, a secretaria já abriu cadastramento para a quarta fase do programa. As inscrições podem ser feitas nas farmácias municipais.