Preocupada com a segurança dos próprios municipais e o patrulhamento preventivo, a Administração Municipal está com um projeto para aumentar o efetivo da Guarda Civil do Município de Piracicaba, em 17,8%, até 2008, o que corresponde a cerca de 60 guardas.

De imediato a corporação, que conta com um efetivo de 341 guardas-civis, enfrentando desafios pela falta de efetivo, está com projeto para contratar 20 homens, através de concurso público, que está sendo elaborado pelo comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo. Pois de acordo o Estatuto, a Guarda Civil pode contratar através de concurso, no máximo mais de 20 guardas por ano.

Visando maior segurança aos munícipes, a cidade vai contar com a Polícia Militar, através do 9º Comando de Policiamento em Piracicaba (CPI), que deverá contar com um efetivo entre 75 e 95 homens a ser viabilizado com a criação de 560 cargos na PM do Estado.