Traçar um planejamento estratégico para a gestão da Prefeitura de Piracicaba nos próximos quatro anos. Com esse objetivo, o prefeito Luciano Almeida reuniu todo o seu secretariado no último final de semana, no Hotel Beira-Rio, para participar de uma oficina de integração estratégica. A iniciativa contou com a orientação do consultor Hans Schaeffer, especialista em planejamento estratégico e gestão de mudanças organizacionais, cofundador da ONG Piracicaba 2010 e vice-presidente do Conselho Diretor da OSCIP Pira 21.
Prefeito Luciano Almeida, à esquerda, em primeiro plano, e, à direita, Hans Schaeffer, especialista em planejamento
Na oficina, realizada nos dias 15, 16 e 17/01, todos os secretários municipais deram suas sugestões sobre temas como Visão, Propósito, Valores, Premissas e Partes Interessadas, sempre imaginando como seria o cenário ideal para o Executivo até 2024. Esse conteúdo foi discutido até que houvesse consenso dos elementos estratégicos, que vai gerar um documento, que é baseado em 4 pilares fundamentais: Comunicação, Gestão de Pessoas, Planejamento-Implantação e Tecnologias-Processos-Execução. De acordo com Luciano Almeida, essa interação é o primeiro passo para o alinhamento da forma de governar da atual gestão para poder responder à seguinte pergunta: Qual Prefeitura queremos? “Vamos trabalhar para oferecer à população serviços públicos de qualidade e de forma mais eficiente e ágil. Essa é a Administração, a Prefeitura que vislumbramos e queremos para Piracicaba. E uma das formas de isso se concretizar é o diálogo entre todas as secretarias e todos os servidores municipais com os cidadãos, principais beneficiados”, reforçou Luciano. Ainda, segundo o prefeito, o documento está sendo finalizado e, em breve, seu conteúdo deve se tornar público. “Esse documento poderá passar por um processo de recalibragem ou ajuste ao longo dos anos. Estaremos abertos a mudanças e ao aperfeiçoamento para atingirmos nosso objetivo, ouvindo tanto os servidores públicos quanto a população”, frisou Luciano.
Encontro é primeiro passo para o alinhamento da forma de governar da atual gestão: homogeneidade
INICIATIVA INÉDITA – Segundo Hans Schaeffer, que atua na área há mais de 30 anos, essa é a primeira vez que uma Administração local planeja estrategicamente sua forma de governar. “A iniciativa foi inovadora porque reuniu todos os secretários de uma só vez para pensar sobre o futuro da Prefeitura e do Município de forma homogênea. O prefeito trouxe vários talentos e formou uma seleção, visando maximizar a força coletiva da Administração, usando simultaneamente metodologias de integração coletiva e gestão de mudanças organizacionais”, ressaltou.