O prefeito Barjas Negri reuniu-se hoje (17) com seis secretários para discutir ações na avenida Carlos Botelho, que serão implementadas a partir de abril. Este é o resultado de encontro do prefeito e representantes da associação de moradores. O objetivo é reduzir a perturbação do sossego público e coibir alguns abusos de comerciantes. As principais reclamações dos moradores são: som alto dos veículos, rachas nas madrugadas e a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas.

A partir das reivindicações da associação, o prefeito pediu na semana passada a indicação de algumas ações das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sedema), Finanças, Trânsito e Guarda Civil para serem desencadeadas no local, amenizando os problemas e as reclamações. Hoje, cada secretário entregou ao prefeito o seu plano e nas próximas semanas as secretarias vão trabalhar na viabilização de suas propostas.

A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, encaminhará aos bares e restaurantes carta sobre a questão do som ambiente e a colocação de mesas e cadeiras na calçada. A Sedema, com faixa, delimitará a área de ocupação de mesas e cadeiras e o restante será para a passagem, sem dificuldades, dos pedestres. A partir deste comunicado, a Secretaria passará a notificar e multar os estabelecimentos que desrespeitem as leis.

A Secretaria de Trânsito (Semuttran), atendendo à reivindicação da associação, fará a instalação de um radar de controle de velocidade e a construção de duas lombadas. Esta medida, segundo o secretário Mário Miotto, será para dificultar os rachas, que costumam ocorrer nas madrugadas dos finais de semana. Além disso, a Semuttran fará melhorias nas sinalizações horizontal e vertical.

A Semuttran ainda fará autuação dos veículos estacionados em locais irregulares, principalmente em frente às residências. Os agentes também vão apoiar as ações da Guarda Civil e da Secretaria Municipal de Finanças. Esta vai confiscar as bebidas que são vendidas por motoristas em seus veículos sem qualquer autorização.

A Guarda Civil, além do apoio ao trabalho dos agentes de trânsito e dos fiscais da Secretaria de Finanças, fará rondas constantes no local nos finais de semana, coibindo abusos no trânsito e também no volume de som. Os motoristas que não atenderem aos pedidos dos guardas de reduzir o volume dos seus aparelhos de som serão encaminhados para o Plantão da Polícia Civil para a confecção de boletim de ocorrência – perturbação do sossego público.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Há o registro de 98 estabelecimentos comerciais na avenida Carlos Botelho

Deste total, 28 são bares e restaurantes.

SECRETARIAS ENVOLVIDAS

Trânsito e Transportes, Finanças, Meio Ambiente, Procuradoria Jurídica, Governo e Guarda Civil.