Equipes do Samu durante treinamento de suas equipes para socorro em acidentes com múltiplas vítimas

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piracicaba completa 20 anos de atividades no próximo dia 29/06. Para marcar a data, a superintendência do Serviço terá três ações especiais. Amanhã, 22/06, às 14h, acontece treinamento teórico e prático de IMV (Incidente de Múltiplas Vítimas), no Anfiteatro da Secretaria de Educação; no dia 26/06, às 9h, no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), acontece reunião mensal do PAM (Plano de Auxílio Mútuo em Emergência de Piracicaba) em alusão a data e sendo coordenada pela enfermeira Juliana Baldan, responsável pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU/Samu); e no dia 28/06, às 19h30, Reunião Solene na Câmara Municipal, com homenagens aos profissionais do Samu, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Criado em 29/06/2004, hoje sua base fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.000, bairro Paulista. O serviço médico gratuito conta com equipe integrada por cinco enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, 30 condutores de veículo de urgência, 17 médicos e 18 técnicos auxiliares de Regulação Médica/Rádio Operadores, que atendem oito municípios da microrregião de Piracicaba, com população estimada em mais de 600 mil pessoas, inclusive com base descentralizada na cidade de São Pedro, iniciando a operação no próximo dia 24 de junho de 2024.

Base do Samu fica na Avenida Dr. Paulo de Moraes, no bairro Paulista

Atualmente, o Serviço conta com sete ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), duas USA (Unidade de Suporte Avançado) que é uma UTI Móvel, e um veículo de apoio.

O número de atendimentos mensais do Samu de Piracicaba é de cerca de 3.000 ocorrências com envio de viatura. Desse montante, cerca de 35% é o chamado APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Secundário que são transferências solicitadas por Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e outras Unidades Médicas. Já o APH Primário, que respondem pela maioria das chamadas no 192, são as ocorrências de rua, que envolvem solicitações de casos clínicos, trauma, obstetrícia, psiquiatria e pediatria, sendo a maior demanda as duas primeiras.

Atendimento rápido do Samu tem salvado inúmeras vidas ao longo dos últimos 20 anos

“Acionado pelo telefone 192, o Samu atende urgências, pelo qual os pacientes são avaliados e triados por médicos reguladores para que as solicitações sejam atendidas em ordem de prioridade de forma rápida e com o melhor recurso de urgência. O serviço funciona 24 horas por dia e nessa comemoração de 20 anos, reforçamos o trabalho educativo de orientar a população sobre a importância do solicitante: O primeiro socorro é aquele realizado por quem liga para o serviço de Urgência toda ocorrência começa com o solicitante, por isso a importância de entender o funcionamento da Central 192 e a necessidade de informações claras para o telefonista e médico regulador”, destacou a enfermeira Juliana Baldan, responsável pelo NEU/Samu.