Cerca de 2.000 pessoas participaram durante a campanha Maio Laranja, de ações em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Passeatas, rodas de conversa, ações comunitárias, contação de história, teatro temático, exposições e oficinas foram realizadas em vários bairros da cidade, por serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
A campanha também levou o tema a uma série de entrevistas na rádio Educativa FM, com a participação de profissionais ligados ao atendimento ou com domínio de assuntos relacionados ao abuso infantil.
As passeatas, realizadas na região norte, contaram com faixas, cartazes, tambores, folhetos informativos, balões e flores produzidas com papel durante o trajeto percorrido por crianças, educadores sociais, coordenadores das unidades e equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sônia e Mário Dedini, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Epsemc e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) do território.
Na região do São José, a ação comunitária realizada pela rede socioassistencial contou com a participação de usuários dos serviços e comunidade em geral. O evento aconteceu no Centro Comunitário do Cantagalo, com brincadeiras, contação de histórias, rodas de conversa, exposição de materiais produzidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sobre a campanha e o território. A ação contou com a participação do Programa Criança Feliz, Estação Idoso, Proteção Social Básica no Domicílio; projeto Com Vivência e Programa Habilitação e Reabilitação Avistar e Banco de Alimentos.
Nas unidades de CCInters foram realizadas rodas de conversa e encontros intergeracionais sobre educação sexual, com abordagem na prevenção e canais de denúncias; e contação de história do livro “A Fada e a Sombra”, para tratar o abuso infantil de forma lúdica.
Usuários do Cras Jardim São Paulo participaram de piquenique e oficinas de brinquedos e de musicalização na quadra poliesportiva do Jardim Monte Líbano, com participação das equipes do PHR Espaço PIPA e Criança Feliz, enquanto o Cras Novo Horizonte, junto da rede socioassistencial do território montou uma peça de teatro sobre a temática que foi apresentada às crianças e professores na escola municipal Professora Ida Francez Lombardi, do Santa Fé.
Já na região do Cras Piracicamirim foram realizadas rodas de conversa conduzidas pela equipe do Epsemc Centro, para responsáveis e cuidadores de pessoas com deficiência atendidos no PHR e bate-papo com a equipe do Creas, voltado às pessoas idosas e familiares de crianças e adolescentes atendidos no CCInter Jardim Oriente.
Para fechar a programação, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante participou do evento de conscientização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na Câmara de Vereadores, com apresentação das ações de proteção a crianças e adolescentes realizadas nos serviços da Assistência Social.
O Maio Laranja é uma campanha nacionalmente conhecida como o mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta anual visa destacar a data para informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
SERVIÇO – Abuso é crime. Para denunciar os canais são o Disque 100; Conselho Tutelar I – 3422-9026 / 3432-5775; Conselho Tutelar II – 3421-8962 / 3413-5497; Conselho Tutelar III – 3435-4646 / 3411-1450 e Delegacia da Mulher – 3433-7022.