Dando continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, a Prefeitura de Piracicaba promoveu, na noite de quarta-feira (07), a primeira Oficina de discussão.
O evento foi realizado na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) (Acipi) e contou com a participação, em sua maioria, de técnicos que atuam na área, como arquitetos e engenheiros. Também participaram os membros do Conselho da Cidade, Ligia Duarte, Isaac Roston e José Ferreira de Matos, e os vereadores Dirceu Alves da Silva e Paulo Serra.
Foram discutidos e priorizados os principais problemas da cidade e também os aspectos positivos e negativos da atual legislação urbanística municipal. “Esse evento faz parte da leitura participativa da cidade, cujo objetivo é 'ler' a cidade, identificando e entendendo o município. É mais subjetiva, é a visão da população sobre o município”, explicou o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), Arthur Ribeiro.
Ribeiro disse que a participação da sociedade civil nesta etapa é de extrema relevância, por isso a presença de tantos profissionais na discussão foi de extrema valia e contribuição para o processo.
Todos os interessados podem se informar e acompanhar os trabalhos realizados através do site www.planodiretor.piracicaba.sp.gov.br, onde são encontrados documentos, legislação, notícias e a agenda das oficinas e capacitações a serem realizadas.
As próximas oficinas acontecerão nos dias 15 e 22 de março. No dia 15, na Coplacana, às 19h, o público-alvo é a população da zona rural. Já no dia 22, na Fumep, o público-alvo são os membros dos Conselhos Municipais, Associações de Moradores e sociedade civil organizada.
A partir do dia 19 de março acontecerão as capacitações, junto com as Plenárias do Orçamento Participativo, nas 6 regiões da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Macrozona Rural e, a partir de abril, a Prefeitura volta nessas regiões para a realização das Oficinas, e é muito importante a participação da comunidade.
A população em geral está convidada para todas as oficinas e capacitações, que acontecem sempre a partir das 19h.
Arquitetos e engenheiros foram a maioria na 1ª Oficina da revisão do Plano Diretor
Atividades do mês de março
dia 15 – Oficina com a população da Macrozona Rural – Coplacana
dia 19 – Capacitação na Região Oeste – CRAS São José
dia 20 – Capacitação na Região Oeste – CRAS Novo Horizonte
dia 22 – Oficina com Conselhos, Associações de Moradores e sociedade civil organizada – FUMEP
dia 26 – Capacitação na Região Leste – Associação de Moradores Residencial Eldorado
dia 29 – Capacitação na Região Leste – CRAS Piracicamirim
Os eventos dos meses de abril e maio encontram-se no site www.planodiretor.piracicaba.sp.gov.br