Piracicaba, 01 de outubro de 2019 – O programa Acessuas Trabalho realiza oficinas de orientações do acesso ao mundo do trabalho em diferentes serviços da assistência social no mês de outubro.
Unidades do Centro de Referência de Assistência Social, espaços itinerantes da Equipe Volante, Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua, Serviço de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e também Centro Dia para pessoas com Deficiência Mental e Múltipla são os espaços que abrigam as oficinas neste mês.
Destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, de 16 a 59 anos, as oficinas têm como um dos seus motes a identificação do perfil profissional dos participantes, incluindo seus talentos, habilidades, qualificações e projetos futuros. Elas são compostas por quatro encontros, que incluem acolhida e elaboração do Plano Individual; identificação e sensibilização (identidade individual e coletiva); como e onde buscar oportunidades no mundo do trabalho (internet, redes sociais etc); bate-papo sobre empreendedorismo com convidado; entrevistas e dinâmicas de grupo, bate-papo sobre cooperativismo e economia solidária; como se manter no trabalho formal ou conquistar clientes em atividades empreendedoras (condutas éticas, postura profissional, trabalho em equipe, comunicação e negociação) e poio para construção de CV, informações sobre oportunidades disponíveis no município e inclusão no grupo do whatsapp.
Após esse trabalho inicial, os participantes são auxiliados na busca de oportunidades até o mês de dezembro de 2019 e, caso, haja oferta de trabalho que se adeque ao perfil profissional, o currículo será encaminhado às empresas.
O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) é uma iniciativa do Governo Federal que visa assegurar que as oportunidades de qualificação profissional alcancem os usuários da Assistência Social, propiciando o acesso da população em situação de vulnerabilidade e risco social aos cursos profissionalizantes e inserção ao mundo do trabalho.
No Município de Piracicaba, o Acessuas Trabalho é uma parceria entre o Instituto Formar e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Resultados – Desde a implantação do programa em Piracicaba até o último dia 31 de agosto, conforme informações dos executores do Programa, oito pessoas foram aprovadas em entrevistas para inclusão no Mercado de Trabalho Formal, duas pessoas aguardavam respostas de entrevistas e uma pessoa havia sido inserida no EJA (educação de jovens e adultos).
Confira o cronograma:
01 a 04/10 –
Cras Vila Sônia – Rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720 – Vila Sônia
9h às 10h30
Cras Jardim São Paulo – Rua Heraldo Angeli, s/nº
13h às 14h30
07, 14, 21 e 28/10
Serviço de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade – Seame – Av. Comendador Luciano Guidotti, 200 – Higienópolis, Piracicaba – SP
14h30 às 16h
08 a 11/10
Cras Mário Dedini – Avenida Luiz Ralf Benatti, 1400 – Mario Dedini
14h às 15h30
15 a 18/10
Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua – Centro Pop – Rua Voluntários de Piracicaba, 815
9h30 às 11h
14h30 às 16h
21 a 25/10
Centro dia para pessoas com deficiência mental e múltipla – Escola Passo a Passo – R. Dr. Otávio Martins de Toledo, 269
9h às 10h30
29/10 a 01/11
Cras Volante – Anhumas (quase Paróquia Sta Cruz) – Estrada Dr. Plinio Alves De Moraes, 67 – Anhumas
14h às 15h30
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076