A secretária municipal de Educação, Giselda Lombardi Ercolin e o prefeito Barjas Negri entregaram ontem (dia 10), no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, o novo acervo pedagógico contendo 6.480 livros para as bibliotecas de 30 escolas municipais do ensino fundamental, que atende crianças de 6 a 10 anos. Foram adquiridos 209 títulos diferentes aos professores e 222 títulos para os alunos. O acervo beneficiará cerca de 11.500 crianças da rede municipal.

De acordo com a Secretária de Educação Giselda Ercolin, o acervo pedagógico foi adquirido com o compromisso de aprimorar o conhecimento do educador e apresentar a leitura na formação das crianças. “Adquirimos 31 coleções, sendo que 30 serão distribuídas em todas as escolas da rede municipal de ensino e uma ficará na Secretaria de Educação para a consulta dos professores da rede estadual, professores do ensino particular e também de todos os alunos e dos funcionários que tenham interesse pela leitura. Queremos incentivar a busca do conhecimento”.

O prefeito Barjas Negri falou que melhorar a qualidade do ensino nas escolas é um processo necessário para a construção do cidadão. “A máquina do ensino é muito grande e uma das formas para melhora-lo é adotar a prática da descentralização. Se o município aprimora o ensino de 1ª a 4ª séries prepara os estudantes para seguir melhor no ensino de 5ª a 8ª séries”.

A professora da segunda série da Escola Municipal Elizabeth Consomagno Cruz, Alessandra Marine, afirma que com aquisição dos livros o professor tem o dever de estar se atualizando. “Nós precisamos buscar o conhecimento todos os dias, pois a aquisição do conhecimento e diferentes visões nos tornam seletivos. Todas as leituras são necessárias”.

Após a entrega do material pedagógico, os professores participaram da apresentação do espetáculo teatral “A corda e o Livro”, do grupo Cara de Palco que integra o projeto Trilhas da Cultura da Fundação Belgo Arcelor e apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. A peça retrata a necessidade da leitura para se entender melhor a vida e tem como personagem principal, um catador de papel que lê todos os livros encontrados no lixo. Durante uma dessas leituras, descobre o verdadeiro valor da leitura para sua vida.