A atividade, conduzida pelos atores Samuel Zanatta e Rafael Alexandre (Junior Dias) Como parte da agenda do programa Vem Pro Horto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou no último sábado, 18/03, a atividade Vivências Teatrais Horto de Tupi. Também organizaram o evento o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP).

A atividade, conduzida pelos atores Samuel Zanatta e Rafael Alexandre, utilizou os sons da natureza e as paisagens do local como estímulos ao processo criativo de movimentos e histórias. Foram realizados jogos teatrais e construídas pequenas cenas. Atividade utilizou sons da natureza e paisagens locais como estímulos ao processo criativo de movimentos e histórias (Junior Dias)

“Desenvolver uma vivência teatral no Horto Florestal é transformar todos os espaços em cenário vivo. É colocar o corpo em contato consigo mesmo e com a natureza que nos cerca”, disse Zanatta.

“O tato, ao ter um encontro com o outro, desperta, em meio à natureza, a conexão, que se fortalece entre os indivíduos, a arte, o espaço e o ser”, complementou Alexandre.

A especialista ambiental do IPA, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, comentou ainda sobre a importância da atividade. “Entendemos que é muito importante trazer a arte para os nossos programas de educação ambiental e promoção da saúde e bem-estar. As vivências teatrais nos trouxeram novas possibilidades metodológicas para as atividades educativas que desenvolvemos no Horto. Foi possível observar a criação de laços entre todos que participaram e destes com o local”.

Para a educadora ambiental da Simap, Liliane Trevisan, ações como esta possibilitam novas visões. “Atividades como esta, em áreas verdes, proporcionam um novo olhar sobre o espaço. O teatro e a ludicidade podem despertar um senso de pertencimento ao local e uma aproximação ao meio natural, além de ser uma atividade divertida para o corpo e mente”, destacou.

O programa Vem pro Horto busca aproximar a comunidade do Horto de Tupi, tornando-o um espaço educador sustentável. Toda a programação é construída de forma participativa no início de cada ano e divulgada nas redes sociais (https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupie https://www.instagram.com/hortodetupi/). No canal Estação Experimental de Tupi no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg) está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.

Os eventos do Vem pro Horto são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade, e são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Guarda Civil e TUPi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto.