Em virtude do temporal da última quarta-feira (28), que devastou a cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses está transferindo para a próxima sexta-feira (7), o trabalho educativo na região da Praça José Bonifácio, que tem como objetivo controlar aumento de pombos.
A ação mostrará aos freqüentadores da praça, aos moradores desta região e principalmente aos ambulantes, que tratam das pombas, que o contato com grande quantidade com pombos causam problemas de saúde.
De acordo com o Centro de Zoonoses, algumas doenças são causadas por poeiras das fezes secas e dos ninhos dos pombos, entre elas as respiratórias; neurológicas e gastrointestinais como: Ornitose e Histoplasmose (infecção pulmonar); Criptococose (inflamação no cérebro); e Salmonelose (infecção intestinal), além de sujar e estragar prédios, residências e monumentos da praça.
Durante o trabalho educativo, os agentes estarão distribuindo folhetos explicativos, com dicas e instruções de como se prevenir para evitar as doenças, os pombos além de informar os endereços e telefones dos prontos-socorros, que atendem 24 horas.