Neste sábado aconteceu vacinação contra a raiva em cães e gatos
Neste sábado aconteceu vacinação contra a raiva em cães e gatos

No sábado, 28/09, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou uma mobilização educacional no Parque da Rua do Porto para marcar o Dia Mundial Contra a Raiva. Na oportunidade, foram vacinados 173 animais, sendo 134 cães e 39 gatos; e mais de 500 pessoas passaram pela exposição sobre morcegos urbanos e modos de prevenção sobre a doença.

Segundo Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, a atividade fez parte da Semana Estadual de Mobilização contra a Raiva. “A atividade foi muito positiva e a população se mostrou interessada em saber mais sobre a raiva, seu vetor e como podemos proteger nossa família e animais dessa doença”, afirmou.

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que pode ser transmitida de animais para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva do animal infectado, mas além de mordidas e lambeduras, pode ser passada por arranhões. A doença, entretanto, é prevenível por meio da educação da população, da vacinação anual de cães e gatos e da profilaxia no ser humano em caso de contato com morcegos ou animais com suspeita para a doença.

CASTRAÇÃO – Na mesma data, porém na sede no CCZ, no bairro Jupiá, aconteceu ação de castração que atendeu 53 animais, sendo 43 gatos e 10 cães. A ação foi gratuita e realizada pelo Plano Municipal de Castração de Animais, da Secretaria Municipal de Saúde.

Animais foram castrados gratuitamente pela prefeitura, por meio do CCZ
Animais foram castrados gratuitamente pela prefeitura, por meio do CCZ

A SMS reforça que a castração reduz o número de animais que nascem sem destino certo. Quando uma cadela ou uma gata gera uma ninhada indesejada, os destinos dos filhotes costumam ser as ruas onde ficam sujeitos a acidentes e doenças. O problema se agrava quando os poucos animais que sobrevivem ao primeiro ano cruzam com outros animais gerando ainda mais crias indesejadas.

Para mais informações e orientações, o CCZ funciona à rua dos Mandis, s/nº, no Jupiá, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h. O telefone é 3427-2400.