No sábado, 28/09, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou uma mobilização educacional no Parque da Rua do Porto para marcar o Dia Mundial Contra a Raiva. Na oportunidade, foram vacinados 173 animais, sendo 134 cães e 39 gatos; e mais de 500 pessoas passaram pela exposição sobre morcegos urbanos e modos de prevenção sobre a doença.
Segundo Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, a atividade fez parte da Semana Estadual de Mobilização contra a Raiva. “A atividade foi muito positiva e a população se mostrou interessada em saber mais sobre a raiva, seu vetor e como podemos proteger nossa família e animais dessa doença”, afirmou.
A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que pode ser transmitida de animais para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva do animal infectado, mas além de mordidas e lambeduras, pode ser passada por arranhões. A doença, entretanto, é prevenível por meio da educação da população, da vacinação anual de cães e gatos e da profilaxia no ser humano em caso de contato com morcegos ou animais com suspeita para a doença.
CASTRAÇÃO – Na mesma data, porém na sede no CCZ, no bairro Jupiá, aconteceu ação de castração que atendeu 53 animais, sendo 43 gatos e 10 cães. A ação foi gratuita e realizada pelo Plano Municipal de Castração de Animais, da Secretaria Municipal de Saúde.
A SMS reforça que a castração reduz o número de animais que nascem sem destino certo. Quando uma cadela ou uma gata gera uma ninhada indesejada, os destinos dos filhotes costumam ser as ruas onde ficam sujeitos a acidentes e doenças. O problema se agrava quando os poucos animais que sobrevivem ao primeiro ano cruzam com outros animais gerando ainda mais crias indesejadas.
Para mais informações e orientações, o CCZ funciona à rua dos Mandis, s/nº, no Jupiá, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h. O telefone é 3427-2400.