Oferta de testes rápidos para diversas ISTs será intensificada ao longo da campanha Dezembro Vermelho

Dezembro é o mês de conscientização e luta contra o HIV/Aids. Em alusão à data, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza e participa de diversas ações ao longo deste mês. A abertura do Dezembro Vermelho 2023 acontece amanhã, sexta-feira, 1/12, no Centro de Referência da Atenção Básica (Crab) Piracicamirim, com ação preventiva e de orientação à população sobre HIV/Aids e Sífilis, além de testagem rápida para diagnóstico de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Todas as ações deste mês de dezembro têm apoio e participação ativa do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), da rede de Atenção Básica e da ONG Caphiv.

Conforme Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa) e do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, “o Dezembro Vermelho é o momento de intensificarmos nossas atividades para a prevenção, diagnóstico e assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids, bem como de promover ações que visam a garantia dos direitos humanos e o combate ao estigma que, infelizmente, ainda se faz presente”, disse.

Ainda no mês de dezembro, em parceria com o Governo do Estado, o município também recebe mais uma edição da campanha Fique Sabendo, que visa levar os testes de HIV e Sífilis a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. “Além da prevenção, nos preocupamos com o diagnóstico precoce, por isso a importância da campanha, bem como da ampliação da oferta dos testes à população por toda a cidade”, enfatizou o secretário de Saúde, Douglas Koga.

Preservativos masculino e feminino estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde

CAPACITAÇÃO – Com foco no aprimoramento das equipes de Saúde, a SMS também realizará capacitação voltada aos servidores da Atenção Básica, Cedic e com os integrantes da ONG Caphiv na próxima segunda-feira, 4/12, a partir das 8h30, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. O tema deste treinamento será Dezembro Vermelho: Prevenção e Acesso das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, com foco na mandala de prevenção.

NÚMEROS –De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, atualmente, são 2.243 pessoas em tratamento para HIV/Aids. Ainda, segundo a VE, em 2020, foram 70 novos casos de HIV/Aids; em 2021, 71; em 2022, 111; e, em 2023, 79 até 30/11. Já os casos de sífilis são: 257 em 2020; 292 em 2021; 355 em 2022; e 325 em 2023 até 30/11.

CEDIC – O Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas é responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, prestando atendimento integral e de qualidade aos usuários, vinculando-os a uma equipe multidisciplinar, responsável pelo acompanhamento e busca ativa de contatos. Também desempenha atividades voltadas à aconselhamento, diagnóstico e vinculação de pessoas com HIV, Sífilis e Hepatites Virais, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito aos direitos humanos.

Além disso, oferece a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) para pessoas que tiveram uma provável exposição (dentro de 72 horas) ao vírus HIV por meio de violência sexual, acidente com material perfuro-cortante ou sexo consentido, e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) como uma das formas de prevenção.

Cabe lembrar que o Cedic está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e atua de forma intersetorial, desenvolvendo ações junto à rede de saúde, unidades prisionais, empresas, além de atividades extramuros, visando sobretudo a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças.
O agendamento das consultas geralmente é feito pelas Unidades de saúde. Já a PrEP é agendada pelo próprio usuário, podendo ser via telefone, e a PEP é ofertada por demanda espontânea (sem agendamento). Quanto aos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites virais), os usuários podem procurar também qualquer Unidade de saúde do município (UBS, CRAB e USF), além do Cedic.