A Unidade de Saúde da Família (USF) Tatuapé 1 recebeu hoje, 1/12, as primeiras ações do Dezembro Vermelho, que marca o mês de conscientização e luta contra o HIV/Aids em todo o mundo. Além das ações educativas, com entrega de informativos e panfletos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e preservativos, testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis foram ofertados gratuitamente à população. Além de autoridades de saúde, a atividade contou com a presença de vereadores, profissionais de saúde, Conselho Municipal de Saúde, ONG Caphiv e moradores da região.

Na abertura das ações, o coordenador de Vigilância em Saúde, Moises Taglietta, enfatizou a importância da prevenção e promoção do diagnóstico precoce. "Intensificar estas ações neste mês serve exatamente para isso, trazer a população para fazer os testes rápidos que estão disponíveis em todas as unidades de saúde, não somente agora, mas ao longo de todo ano. O teste serve para saber se temos doenças como HIV e Sífilis, por exemplo. A partir disso, precisamos saber se estamos transmitindo, como procurar tratamento, etc", reforçou.

Autoridades e representantes dos moradores participaram da abertura das ações do Dezembro Vermelho

O médico e subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., reforçou a necessidade destas atividades. "Vou completar 45 anos de exercício da medicina como médico vascular. Quando comecei a atuar como profissional da saúde, a sífilis era causa de grande parte dos problemas vasculares na população brasileira. Houve, naquele tempo, uma grande campanha de prevenção e a doença foi erradicada. Infelizmente, voltamos a registrar essa doença e devemos incentivar que a população busque o atendimento na rede pública. É gratuito", destacou. Marilene Souza Santos, 47, profissional da área de logística, compareceu a USF Tatuapé 1 para fazer o teste rápido. "É muito bom saber que temos estes exames disponíveis aqui. Fiquei sabendo e vim fazer o meu, para me prevenir. A gente nunca sabe se está com a doença ou não, por isso precisamos nos cuidar. Temos tudo aqui, de graça, não tem porque não fazer", lembrou.

Marilene fez testagem na manhã de hoje na abertura das ações do Dezembro Vermelho As irmãs Maria C. A. dos Santos, 64, e Maria Geralda P. da Silva, 75, também fizeram o teste rápido. "É importante lembrar que não é só no sexo desprotegido que se pega HIV. Quem usa drogas pode pegar também, é preciso se prevenir", disse Maria Santos. "Fico triste em ver tanta gente nova se contaminando. Quando eu era jovem não tínhamos todos os cuidados e métodos de prevenção que temos agora. Temos que ficar sempre atentos na prevenção", completou Maria Geralda.

Irmãs Maria e Regina foram juntas fazer o teste rápido na USF Tatuapé 1 A prevenção foi ressaltada pelo presidente da ONG Caphiv, Paulo Soares, que trouxe toda sua equipe para auxiliar na organização da testagem realizada pelos profissionais de saúde da USF Tatuapé 1 e 2. "A união faz a força e isso vemos ao longo dos anos em que realizamos esta campanha. Nós estamos há oito anos nesta ação que é de igual relevância ao outubro rosa e ao novembro azul, voltados à prevenção do câncer em homens e mulheres", afirmou. Também participaram do evento os vereadores Gilmar Rotta (presidente da Câmara) e Pedro Kawai, Adriana Ferezin, assessora parlamentar que representou o vereador Josef Borges; Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica (DAB); Luciana Ovídio, apoiadora DAB região Leste; Karina Corrêa Contiero, enfermeira do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais; Lucilene do Carmo Martins Pereira, enfermeira coordenadora da USF Tatuapé 1; Solange Spironello, membro do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil; e José Machado, membro do Conselho Municipal de Saúde.

Interessados em fazer a testagem passaram por triagem realizada pela ONG Caphiv

AÇÕES – Em parceria com o Governo do Estado, a cidade também recebe a 14ª edição da campanha Fique Sabendo, que visa levar os testes de HIV e Sífilis a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. As ações seguem até o próximo dia 7 com a intensificação da testagem rápida nas unidades de saúde da rede de Atenção Básica da cidade. Neste sábado, dia 4/12, os testes também acontecem nos CRABs (Centro de Referência da Atenção Básica) da Vila Sônia, Vila Cristina e Piracicamirim. Além disso, também haverá ações extramuros realizadas por algumas unidades. O PSF Monte Líbano 2 fará testagem na sexta-feira, 03/12, das 8h às 12h, no Centro Comunitário Jardim São Paulo; o PSF Jardim Vitória fará testagem no Terminal São Jorge, sábado (04/12), das 9h às 16h; e o PSF Jardim Gilda fará testagem no dia 10/12 das 13h30 às 16h, no Centro Comunitário do bairro. A Secretaria de Saúde também participará das ações do programa USP na Comunidade, que acontecem nos dias 4 e 5/12, das 9h às 16h, na Estação da Paulista. Em parceria com as ações do USP Diversidade e colaboração da ONG Caphiv, a pasta vai oferecer gratuitamente à população testes rápidos de IST (HIV, Sífilis e Hepatite C), além de preservativos, gel lubrificante e distribuição de materiais educativos sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.