Ação Jovem exerce voluntariado
Na tarde de hoje (10), mais de 50 beneficiários do Programa de Transferência de Renda Ação Jovem, visitaram as instalações da cidade geriátrica – Lar dos Velhinhos de Piracicaba, em clima de voluntariado e respeito aos idosos. O programa é gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Os jovens que fazem parte dos grupos assistidos pelo Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) unidade Piracicamirim, se prepararam para a visita, exercendo solidariedade com a arrecadação de materiais de higiene pessoal para os moradores do Lar. Além disso, buscaram customizar camisetas para o encontro.
Antes da visita aos pavilhões, os beneficiários participaram de atividades como dominó, xadrez, ping pong e até volei junto aos idosos. Momento de concentração e alegria para os moradores que em todo o tempo, buscaram aprender com os mais jovens.
A visita faz parte de uma programação diferenciada criada pelo Projeto Gerações a fim de fortalecer os vínculos comunitários. As visitas ocorrem de acordo com o interesse dos grupos. Na semana passada, mais de 200 jovens participaram das atividades externas no Sesc, Arcelor Mittal, Unimep Taquaral.
O programa Ação Jovem atende jovens entre 15 e 24 anos no município de Piracicaba, por meio de reuniões socioeducativas, onde recebem orientações baseadas nos eixos temáticos sobre relacionamento familiar, cidadania e cultura, saúde, violência (psicológica, física, verbal), meio ambiente entre outros que buscam ações e a melhoria qualitativa para o dia a dia na escola, em casa e no ambiente comunitário.
As atividades diferenciadas não param por aí. Dia 27 de julho, a partir das 13h, cerca de 70 beneficiários do Ação Jovem – Cras Centro e Vila Sonia, conhecerão a comunidade de Santa Olímpia, seus costumes e história dos moradores.
