Crianças e adolescentes do Case Bosques do Lenheiro durante apresnetação de maculelê
Crianças, adolescentes, adultos e idosos dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participaram na manhã de hoje, 29/06, da Ação de Prevenção ao Trabalho Infantil, na área de lazer do Bosques do Lenheiro. O evento foi realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini, em parceria com o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gerações e Escola Estadual Dom Aniger.
Entre as atividades, o resgate de brincadeiras de infância como roda e pular corda, apresentação de capoeira e maculelê da unidade do Case Bosques do Lenheiro e distribuição de materiais sobre o trabalho infantil.
Entrega de materiais informativos e cataventos – símbolo da luta contra o trabalho infantil
Para a coordenadora do Cras Mário Dedini, Maria Aparecida Bertaia, essa ação possibilitou falar sobre o trabalho infantil a mais pessoas, demonstrando, com as atividades, a importância de crianças e adolescentes viverem a infância.
“Nossos idosos ficaram encantados com as brincadeiras e apresentações realizadas durante o evento. Desde o início do mês, temos abordado em nossos grupos, o trabalho infantil e suas consequências. Essa ação despertou neles a reflexão e entendimento sobre o assunto”, explicou Daiane Pereira da Silva, orientadora social do SCFV-Gerações.
A atividade finalizou a programação de combate ao trabalho infantil realizada durante todo o mês de junho, pelos serviços da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
AÇÕES – A Prefeitura, por meio da Smads e parceiros da rede realizaram em vários pontos da cidade, ações voltadas ao combate do trabalho infantil, que incluem rodas de conversa, oficinas e capacitações para os técnicos da rede e público atingido pela violação de direitos. Foram realizadas entrevistas na rádio Educativa FM, ações nas unidades dos Cras, Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), entre outros serviços.
A programação contou ainda com a realização do Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil que discutiu o tema O Trabalho Infantil nas Ruas e os Desafios para a sua Erradicação, ministrado pelo sociólogo e cientista político João Jeronymo de Aquino Neto e Alessandra Tavares, cientista social, mestre e doutoranda em antropologia pela USP. O evento aconteceu no Sesc Piracicaba com apresentações culturais do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), exibição de vídeos sobre o tema, rodas de conversa e oficina de Grafite para crianças e adolescentes, com a Casa do Hip Hop.