Ação da Saúde evidencia o Dia da Luta Antimanicomial

Os pacientes da RAPS puderam participar de atividades lúdicas e pedagógicas junto a natureza
Sessenta pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, participaram hoje, quarta-feira, 18/05, de uma manhã diferente na Chácara Brasil, Cooperativa Agrícola que fomenta o cultivo de alimentos orgânicos junto à comunidade piracicabana. Os pacientes puderam participar de atividades lúdicas e pedagógicas junto à natureza como forma de evidenciar a data de 18/05, quando celebra-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil.

Cerca de 60 pessoas atendidas pela RAPS participaram de ação na manhã desta quarta-feira
Conforme explicou Vandrea Novello, coordenadora da RAPS, todos os anos, nessa data, profissionais da RAPS e afins, com os pacientes e familiares desenvolvem atividades ressignificando a data, como forma de ampliar a visibilidade sobre as temáticas importantes à Saúde Mental. "Estamos gratos pelo convite que recebemos da Chácara Brasil e da possibilidade de oferecer aos usuários do serviço uma manhã divertida, prazerosa e que contribuiu muito para o processo de inclusão social e cidadania", enfatiza.
Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a data significa lembrar que todo cidadão tem o direito de viver em sociedade e receber cuidado e tratamento dignos. "Essa luta é um processo histórico de defesa dos direitos humanos e busca da cidadania de pessoas em sofrimento psíquico. A atividade de hoje mostrou a importância de se olhar e lutar pelo bem destes pacientes. Só temos a agradecer a nossa coordenação e à Chácara Brasil pela oportunidade que deram aos nossos pacientes nesta manhã", completou.
LUTA – Vandrea reforça que, por séculos, as pessoas em sofrimento psíquico foram excluídas da sociedade e tratadas em sistema próximo aos prisionais. "Por isso é importante marcar esta data, pois foi a partir da reforma psiquiátrica e do movimento da luta antimanicomial que aconteceu a mudança da atenção e cuidado às pessoas em sofrimento mental e aos usuários de álcool e outras drogas", disse.
A DATA – Em 18/05 é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
