A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, entregou na noite da última segunda-feira (9), o Diploma de Mérito, para empresas de que colaboraram com a campanha de expansão do acervo da Biblioteca Pública “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” e Biblioteca Infantil “Thales Castanho de Andrade”.

O ato realizado na sede da Acipi, contou com as presenças da secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolesi, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, José Antonio de Godoy e colaboradores. O Grupo Ceta de Teatro fez encenação de trecho da peça Vida e Morte Severina, de João Cabral de Mello Neto e o Trio Instrumental brindou os presentes com lindas canções de jazz e bossa nova.

A secretária de Ação Cultural explicou que através do Projeto de Expansão de Bibliotecas, os empresários doaram livros novos ou usados para enriquecer o acervo da Biblioteca. Entre os livros mais procurados citou os técnicos, como de enfermagem e medicina, cujos preços são mais elevados. “Para nós o importante é a ação em si, que estimula o hábito da leitura. O maior legado que deixamos para nossos filhos é o conhecimento e por isso, a sociedade civil e o Poder Público têm importância vital para ampliar o acesso à leitura”, reiterou

Rosângela Camolesi informou que o acervo da Biblioteca possuía até o ano de 2.004, 70 mil livros e com esse projeto de expansão das bibliotecas, avançamos em quase cinco mil livros. “O investimento foi de R$ 42 mil, na aquisição de 2.500 livros doados entre 508 empresas e os outros 2.500 foram adquiridos pela Ação Cultural, que tem verba anual para essa finalidade. A nossa meta é até 2.008, atingir 80 mil livros”.

Sobre a situação da Biblioteca Municipal, a secretária ressaltou que está melhorando bastante. “A parte interna foi toda pintada, a sala do Acesso São Paulo equipada com ar condicionado e diversas repartições receberam piso novo. Além disso, o andar superior se tornou brinquedoteca, onde os funcionários podem descansar e fazer sua refeição. Foram colocados ainda novos balcões para melhorar o atendimento e murais para facilitar a comunicação visual interna, tanto dos funcionários como dos usuários. A nossa intenção para 2.007 é pintar o prédio externo da biblioteca, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas, atendendo antiga reivindicação da comunidade.

A diretora da Biblioteca, Lucila Calheiros Silvestre, dise que o acervo recebeu livros direcionados ao público adulto, infantil e infanto-juvenil. “Todos os leitores piracicabanos serão beneficiados, pois, com essa aquisição haverá maior procura por novos títulos. O estimulo melhora o índice de leitura do brasileiro, que atualmente ainda é baixo”.