A Secretaria Municipal de Ação Cultural está abrindo inscrições para a oficina de interpretação teatral ‘A Voz do Texto’, ministrada pela atriz e educadora Rita Bancalero. As inscrições deverão ser feitas na sede do Programa Movimentação Cultural, Armazém 6B, no Parque Engenho Central, a partir desta terça-feira, dia 2, até dia 11, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Com duração de dois meses, a oficina realizará atividades às sextas-feiras, no período da tarde, tendo por objetivo ressaltar a importância da dramaturgia e dos textos adaptados para o teatro, cuja compreensão facilita a construção das personagens, e compreender as artes como um forte e importante meio de expressão que promove o desenvolvimento individual e coletivo.

O conteúdo pragmático da oficina traz entre seus principais tópicos: o que é preciso para que o teatro aconteça, noções de construções de personagens, o que é preciso para um bom entendimento de texto, improvisações, leitura e discussão sobre cenas e pesquisa. O programa também inclui a realização de exercícios de relaxamento, jogos dramáticos e aquecimento vocal e corporal.

A realização da Oficina ‘A Voz do Teatro’ tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Oficina Cultural Regional “Carlos Gomes”, de Limeira.

Rita de Cássia Bancalero

Produtora do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência da Universidade de São Paulo, onde concluiu curso na Escola de Arte Dramática, Rita Bancalero ministra oficinas e cursos de teatro para iniciantes ou avançados de todas as faixas etárias desde 1999.

Entre suas atividades já realizadas estão a direção de diversos espetáculos de finalização de cursos e a participação em festivais de teatro amador, além da direção de seus próprios monólogos.

Como atriz, participou de 19 montagens teatrais, curta-metragens, telenovelas e filmes publicitários. Entre profissionais da área desenvolveu experiência de trabalho com Celso Frateschi, José Carlos Martinez, Rodrigo Santiago, Cássio Scapin,Odlavas Petti e outros.