A Secretaria Municipal da Ação Cultural e a Associação Piracicaba dos Artistas Plásticos (Apap), realizaram na última sexta-feira (5), a abertura da XVIII Mostra “Almeida Júnior”, no hall do Teatro Municipal. Todos os anos, a mostra que acontece na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, neste ano devido as reformas ficará no Teatro até o dia 26 de maio, no horário das 13h às 17h.

A exposição que se propõe a divulgar e evidenciar a criatividade do artista piracicabano, comemora o nascimento do patrono Almeida Júnior e dia do artista plástico, ambos comemorados no dia 8 de maio.

Na abertura a Secretária da Ação Cultural, Rosangela Camolese lembrou que a partir de 2006, firmou um convênio entre Ação Cultural e Apap. “A Apap esperou 25 anos para concretizar um convênio”.

A mostra contou com a entrega de medalhas aos artistas que concorreram nos estilos contemporâneo e acadêmico. Estilo Contemporâneo: a medalha de ouro ficou com “Videira 1 e 2”, da piracicabana Susete Gutierrez; medalha de prata Evani Fujiwara com “Reverência”; e medalha de bronze para Marcos Nozella Gil, “A Vida 1 e 2”.Estilo acadêmico: a medalha de ouro ficou para Renata Cristina Melfi Nunes, autora da pintura “Violeta na Janela”; medalha de prata para Gracia Nepomuceno pelo quadro “Caminho 2”; bronze para Margarete Zenero com “Estação da Paulista”

A menção honrosa ficou para Áurea Pitta Roch, Juliana Zatarin Roberto, Silvana Athnazio, Eliza Shirota e Alfredo José Ricardo.