Ação comunitária em Anhumas reuniu cerca de 250 pessoas
Profissionais da rede socioassistencial durante ação comunitária em Anhumas
Cerca de 250 pessoas participaram da ação comunitária realizada no sábado, dia 19/11, em Anhumas. O evento atraiu a população do bairro rural na Escola Estadual Felipe Cardoso. A realização foi da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Horizonte e Equipe Volante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A abertura do evento contou com apresentação cultural de crianças e adolescentes do Case Parque dos Sabiás, em coreografia de Maculelê. Enquanto as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis, cama elástica e pintura facial, as famílias buscaram orientações sobre os serviços públicos e participaram da oficina de artesanato, realizada pela voluntária, Cida Bertaia.

A secretária da Smads, Euclidia Fioravante marcou presença e falou sobre a atuação da rede socioassistencial nas ações comunitárias. “Este é um trabalho de extrema importância para as famílias. Além de buscar o fortalecimento dos vínculos comunitários, a ação permite o acesso facilitado aos serviços públicos, disponibilizados para a população”, disse.
Durante a ação, as famílias também aproveitaram para atualizar o Cadastro Único e fazer testes rápidos realizados pelo Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores do HIV/AIDS e Hepatites Virais) e básicos de saúde, com profissionais da Unidade Saúde da Família do bairro.
De acordo com Bruna Paiuta, assistente social do Cras Nov Horizonte, essa é uma das ações de um trabalho intersetorial que vem sendo realizado na Assistência Social. “Escolhemos Anhumas por ser um bairro mais distante, visando proporcionar a essa população, a convivência e o acesso”.
“Cada uma dessas ações que realizamos reforça a importância do trabalho coletivo entre os serviços públicos e demais parceiros. Essa experiência, para nós, proporciona sempre, o melhor para a nossa população, atingindo assim, o nosso objetivo de ofertar um serviço de qualidade”, comentou Vanessa Davanso, coordenadora da Equipe Volante.
A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Ação Cultural (Semac), Case Parque dos Sabiás, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gerações; Programa Criança Feliz; Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Pré-Atendimento, equipe de Proteção Social Especial da Média Complexidade (Epsemc), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Central do Cadastro Único, além do Instituto Formar, Caphiv e Seame.
