Portal do Município de Piracicaba

Abril Verde leva debate sobre saúde do trabalhador a estudantes de Anhumas

Palestra do Cerest aborda mercado de trabalho e prevenção de acidentes para alunos do ensino médio

Por CCS / Publicado em 10/04/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

Para muitos jovens, o primeiro contato com o mundo do trabalho ainda está por vir — e foi pensando nisso que o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) levou, nesta sexta-feira, 10/04, uma palestra sobre saúde do trabalhador aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Felipe Cardoso, em Anhumas. A atividade integra a programação do Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, e também faz parte do programa Educatrampo, que aproxima o tema da realidade dos estudantes.

A imagem mostra uma sala de aula com várias pessoas sentadas, aparentemente participando de uma palestra ou workshop. Em primeiro plano, há uma pessoa de costas, usando um boné branco e um moletom vermelho. Essa pessoa está segurando um folheto intitulado "O QUE É RAAT?", que explica o Relatório de Atendimento ao Acidentado no Trabalho, destacando quando deve ser preenchido (sempre que ocorrer um acidente na empresa, no trajeto ou suspeita de doença relacionada ao trabalho). Ao fundo, uma mulher está em pé, de frente para os alunos, falando e apontando para um projetor que exibe um slide com o título "TRABALHO E IDENTIDADE". O texto do slide discute como o trabalho influencia a identidade da pessoa, mencionando que o trabalho é o que a pessoa faz e produz, e que a falta de resultados pode gerar sofrimento e isolamento. A sala tem paredes brancas, um quadro verde com avisos colados, e cadeiras azuis. A atmosfera é de aprendizado e reflexão sobre a relação entre trabalho e identidade, além de questões de saúde e segurança no trabalho.
Alunos do ensino médio de Anhumas participam da palestra realizada no Abril Verde

A estudante Evelyn Barrichelo Martins, de 16 anos, aluna do 2º ano, participou do encontro e destacou a importância da iniciativa. “Achei interessante, pode me ajudar no futuro”, afirmou. Já Izabella Vitória, também estudante da escola acredita que o conteúdo apresentado contribuirá diretamente para sua trajetória profissional.

A imagem mostra uma jovem sorridente em um ambiente interno que parece ser uma escola ou refeitório. Ela está posicionada no centro da foto, com foco nítido em seu rosto, enquanto o fundo está desfocado, criando um efeito de profundidade. A jovem tem cabelos longos e lisos, castanhos com mechas loiras, e usa um moletom preto com três corações brancos estampados no peito. Ela exibe uma expressão amigável e alegre, com um pequeno piercing na sobrancelha esquerda. Ao fundo, é possível ver mesas e cadeiras, além de outra pessoa desfocada sentada, sugerindo um ambiente de convivência estudantil. A iluminação é suave e natural, destacando os tons quentes da pele da jovem.
Evelyn Martins acredita que os temas abordados na palestra vão ajudar no seu futuro profissional
A imagem mostra uma jovem sorridente, com cabelos longos, escuros e cacheados. Ela está posicionada no centro da foto, que é um plano médio, e usa um sorriso que revela aparelho nos dentes. Sua pele é morena e seus olhos são escuros. Ela veste uma camiseta branca simples de decote redondo e uma calça jeans azul escura. O ambiente ao fundo parece ser um corredor ou área de convivência com pilares claros, piso de azulejos e algumas mesas e cadeiras ao fundo, tudo desfocado para destacar a pessoa na imagem. A iluminação é natural e clara, transmitindo uma sensação de alegria e leveza.
Izabella Vitoria disse os temas abordados são interessantes

A ação foi bem avaliada pelos professores. “O Projeto Educatrampo agrega muito aos jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho”, destacou a professora Sidinéia Masciarelli. Para a professora Fernanda Sanjuan, a palestra foi “muito instrutiva e de fácil compreensão”.

Durante o encontro, as profissionais Ana Paula Camara, Fernanda Souza e Renata Ramos, do Cerest, abordaram temas como saúde do trabalhador, trabalho e identidade, trabalho infantil, análise e percepção de risco e perigo no ambiente de trabalho, além de acidentes de trabalho, entre outros assuntos essenciais para a formação dos jovens.

A imagem mostra uma sala de aula ou ambiente escolar, onde três mulheres estão presentes. A mulher no centro está em pé, parece estar falando ou apresentando algo, vestindo uma camiseta amarela mostarda e calça preta, com um crachá pendurado no pescoço. As outras duas mulheres estão sentadas, uma com cabelo cacheado e óculos, vestindo uma blusa preta, e a outra com cabelo liso, também de óculos, usando uma blusa verde com um casaco preto. Ao fundo, há um quadro verde com um cartaz rosa intitulado "CONTRATO DE CONVIVÊNCIA", que lista regras como respeito, empatia, maturidade, autorização para saída, uso pedagógico dos equipamentos, compromisso com os estudos e pontualidade. Também há recortes de jornal escolar e uma tabela colorida, provavelmente um cronograma ou horário. O ambiente é iluminado por luz artificial, com paredes brancas e azulejos, e um quadro branco à esquerda. A atmosfera parece ser de uma reunião ou apresentação escolar, com foco em educação e convivência.
Ana Paula Camara, Fernanda Souza e Renata Ramos, do Cerest, apresentam os temas aos alunos

O Cerest é um serviço de saúde do trabalhador com gestão municipal e abrangência regional, que atua em três eixos principais: Vigilância em Saúde do Trabalhador, Assistência e Educação em Saúde. A unidade realiza ações de fiscalização e intervenção em ambientes de trabalho, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de desenvolver atividades educativas e atender trabalhadores com suspeita de adoecimento ou acidente de trabalho que são encaminhados ou que procuram o serviço espontaneamente.

A programação do Abril Verde segue ao longo do mês com outras atividades voltadas à prevenção de acidentes e à promoção da saúde do trabalhador. No dia 24/04, será realizado o primeiro encontro de formação com dirigentes sindicais, abordando noções de ergonomia e riscos psicossociais. Já no dia 28/04, data que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, acontece um evento no auditório da Fumep, com palestras, apresentação de dados e espaço para diálogo com o público.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.