O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho, no movimento intitulado Abril Verde, iniciativa promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, que tem papel fundamental no acompanhamento do ambiente de trabalho de todos os servidores municipais, apoia a iniciativa.
Francisco Renato Campos- presidente da Cipa
Francisco Renato Campos, engenheiro de segurança do trabalho e presidente da Cipa, ressalta que as ações da comissão são constantes. Entre elas, ele destaca campanhas de educação sobre prevenção de acidentes, implementação de Mapa de Riscos e Análise de Acidentes e a realização da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), que é uma semana especialmente dedicada aos assuntos de prevenção de acidentes no trabalho. A Cipa é composta por 36 membros, representando as diversas secretarias municipais.
Campos, que assumiu mandato de um ano em fevereiro, reforça que pretende intensificar as ações da Cipa. "Vamos intensificar as medidas de segurança nos ambientes de trabalho dos órgãos da Prefeitura, além de tornar as reuniões mais dinâmicas e práticas, ouvindo os servidores sobre ideias, sugestões e reclamações para definição de ações", detalha.
O presidente da Cipa ainda ressalta que garantir um ambiente seguro de trabalho é responsabilidade de todos. "Os servidores devem estar 100% do tempo atentos às situações com potencial de causar acidentes, se necessário, alertando seu companheiro de trabalho sobre os riscos que está correndo por desenvolver uma atividade de forma não adequada e sem preocupação com a sua segurança. Dessa forma tenho certeza que juntos podemos construir e consolidar um ambiente de trabalho seguro e saudável para o servidor. Cuidarmos uns dos outros é um compromisso de respeito à vida", reiterou.
Posse dos membros da Cipa
ORIGEM – O mês de abril foi escolhido para alerta sobre a necessidade de se prevenir contra os acidentes de trabalho, tendo em vista que no dia 28/4 é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121, de 2005, instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado também no dia 28/4, de cada ano. A cor verde foi escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.