Acontece amanhã, quarta-feira, 30/03, às 8h30, no Marco da Paz, localizado no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto, o Abraço da Paz, evento em alusão ao dia Municipal do Marco da Paz, comemorado também amanhã, e que integra o calendário oficial de eventos do município desde a aprovação da lei nº 8552, em 2016. Todo interessado pode participar do abraço.

O evento tem realização do Impaz (Instituto Marco da Paz) e conta com o apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal de Piracicaba e da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). O monumento, em formato de arco, além de detalhes em granito preto e mármore branco, possui um sino e duas mãos juntas em forma de pomba, acompanhado da expressão pax (palavra que em latim significa paz). O Marco da Paz foi construído em Piracicaba em 2016, em três meses, numa iniciativa da Prefeitura, junto com a Acipi e a Facesp, sem injeção de recursos públicos, por meio de uma mobilização de entidades signatárias (lista completa está no final da matéria) do movimento Marco da Paz em Piracicaba.

Abraço acontece como ação pela cultura da paz

A idealização do Marco da Paz é de Gaetano Brancati Luigi, italiano radicado no Brasil desde 1969 e nascido em 30 de março de 1937. Luigi viveu a Segunda Guerra Mundial e a inspiração para criar, 50 anos depois o primeiro Marco da Paz, veio de uma imagem do final da guerra, em 1945, quando escutou os sinos que ecoaram por toda a Europa, anunciando o fim da guerra. Na mesma hora, correu e se juntou às milhares de vozes nas praças gritando de alegria: PAZ, PAZ, PAZ. Em 1999, ao perceber que o sino do Pátio do Colégio, na cidade de São Paulo, não tocou, envidou esforços e conseguiu que a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), da qual faz parte, colocasse um novo sino na torre da igreja e o primeiro Marco começou a se consolidar.

Abraço acontece como ação pela cultura da paz

Hoje, além de alguns Marcos espalhados pela cidade de São Paulo, outros municípios no Brasil e no mundo têm monumento semelhante, cujo objetivo é inspirar na humanidade a importância da Cultura da Paz. Lista de entidades participantes na construção do Marco: 1.Rotary Clube Piracicaba Conecta 2.Lions Clube Piracicaba Leste 3.Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba 4. Lions Clube Independência 5. Rotary Clube Piracicaba São Dimas 6. Sociedade Beneficente Sírio Libanesa de Piracicaba SP 7. Sinos Piracicaba 8. Lions Clube Piracicaba Campestre (Odete Pinassi/Gallo) 9. APAFLAR (Associação Piracicabana de Alimentação Fora do Lar) 10. Sindicato. Trab. nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba 11. CDL Câmara Dirigentes Lojistas 12. Lions Clube Piracicaba Centro 13. Loja Maçônica Acácia da Colina 14. Rotary Clube de Piracicaba-Engenho 15. Coplacana 16. Instituto Formar 17. Rotary Clube Piracicaba Paulista 18. Rotary Clube Piracicaba 19. ATEPI – Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba 20. Corporação Musical União Operária 21. Câmara Municipal de Piracicaba 22. Instituto SubjetivAções 23. Rotary Clube Piracicaba Luiz de Queiroz 24. ACIPI 25. CONSEG 26. UNIMED 27. PREFEITURA 28. ABTEC 29. OAB Piracicaba 30. Escola de Mães 31. ACSP/FACESP 32. Amigos do Diabetes 33. Mãos que Ajudam 34. PIRA 21 35. APAPIR 36. São Francisco Contabilidade 37. ARLS Liberdade e Trabalho 38. Rotary Clube Piracicaba Povoador 39. Coimbra Artes em Cimento 40. CPI9-10º BPMI 41. Jornal Piracicaba Hoje 42. Unidas 43. Bodes do Asfalto Piracicaba 44. União Espírita 45. Conselho Central Soc. São Vic. de Paulo 46. Conselho Central Norte Soc. São Vic. de Paulo 47. Academia Piracicabana de Letras 48. Instituto Beatriz Algodoal 49. Lions Clube Cruzeiro do Sul 50. Orquestra Pirac. Viola Caipira 51. Loja Maçônica ARLS Dr. Walter Pinto 52. GCM Guarda Civil Municipal 53. FRAFEM 54. IMPAZ e TECNOLAMP 55. Colegiado de Lojas Maçônicas Piracicaba GOB 56. Irmandade Divino Espírito Santo 57. Sincop 58. Simespi