Abertura dos Jori reúne cerca de 3 mil pessoas
A abertura dos 13° Jogos Regionais do Idoso, final estadual, realizada na manhã de hoje (20), no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, foi emocionante, reunindo em torno de 3 mil pessoas. A competição reúne 189 municípios do Estado de São Paulo, que se classificaram nas fases regionais. A apresentação da Companhia de Música e Dança da Ucrânia “KVITEN” foi a atração do evento.
O evento contou com as presenças do prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri, o secretário estadual de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Mônica Serra, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba, Pedro Mello e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Sandra Negri.
Um dos momentos mais emocionantes foi a condução da pira olímpica por Josué Massanao Otsuka, de 65 anos, atleta da Seleção Piracicabana da 3ª Idade. Esbanjando energia e alegria e sob aplausos da platéia, ele percorreu o ginásio e subiu as escadarias, onde estava a pira. O juramento ao atleta foi feito por Hélio Munhoz Peres, 65 anos, também integrante da equipe piraciacabana.
Segundo Sandra Negri, ao receber os Jori, Piracicaba tem uma responsabilidade enorme, garantindo todas as condições aos competidores. Ela aproveitou para agradecer os parceiros e funcionários públicos que foram imprescindíveis para o sucesso da competição. “Esperamos que tudo ocorra da melhor forma possível e estes Jogos sejam um incentivo a população mais idosa”.
O secretário Pedro Mello disse que a expectativa em relação aos Jori são as melhores possíveis e mais uma vez Piracicaba se coloca no eixo esportivo do Estado, trazendo para nossa cidade um número significativo de atletas. “Este evento é emocionante e além desta grande confraternização esporte, alavanca o turismo e a economia”.
De acordo como secretário, Piracicaba sempre entra numa competição com o intuito de vencer e a equipe da 3ª idade é muito forte, lembrando a conquista recente do tetracampeonato dos Regionais na cidade de Bragança Paulista. “No ano em São José dos Campos ficamos em terceiro lugar e nesta edição pretendemos subir ao pódio novamente”.
O secretário Estadual de Esportes destacou o caráter solidário e de integração dos Jori, reunindo atletas de mais de 60 anos. Lembrou que Piracicaba tem forte vocação para o esporte, citando os Jogos Abertos realizados no ano passado, um dos melhores dos últimos anos. “Este fator foi decisivo para permitir a realização da final estadual dos Regionais nesta cidade E tenho certeza que será um sucesso, pois competência e experiência não faltam para a administração do prefeito Barjas e sua equipe”.
Mônica Serra destacou que o Fundo Social de Solidariedade do Estado faz questão de apoiar este importante evento da 3ª idade, que além de promover o esporte, é um incentivo à solidariedade. "Todos estes atletas já são campeões e os Jori são os principais incentivadores da prática esportiva".
O prefeito Barjas Negri afirmou que Piracicaba se sente orgulhosa em sediar a competição, reunindo inúmeros municípios do Estado de São Paulo, que se prepararam muito para disputar as modalidades e mostrar suas habilidades. “Vocês são exemplos fantásticos para a população, não só de promoção à saúde, mas também de qualidade de vida e de solidariedade”.
Barjas ressaltou que no ano passado o município sediou os Jogos Abertos do Interior que exigiu uma estrutura enorme para receber os cerca de 15 mil atletas e graças ao sucesso da competição e experiência adquirida, Piracicaba se mostrou apta para a final dos Jori. Destacou os investimentos feitos nestes quatro anos, antecedendo os Jogos Abertos, deixando para a cidade um legado importante, como a construção de vários equipamentos esportivos e a recuperação de outros, à disposição da comunidade.
