Público visitou a exposiçao após a abertura oficial do 68 SBA

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de abertura da 68ª edição do Salão de Belas Artes na última sexta-feira, 11/08, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. O evento faz parte das comemorações dos 256 anos de Piracicaba e é uma realização da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).

A inauguração do 68º SBA teve a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, da diretora da Pinacoteca, Renata Gava, Esio Pezatto, presidente da comissão organizadora do Salão, Elisangela Libardi, representante da Fundiart, empresa apoiadora do SBA, Odair Demarchi, da Apap, além de artistas que foram medalhistas e vencedores de menção honrosa desta edição.

Secretário Carlos Beltrame discursa na abertura do 68 SBA

Na abertura, Beltrame destacou o empenho da comissão organizadora e a análise meticulosa do júri de seleção do 68º SBA. “Estive com o júri no dia em que se reuniram no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, e é louvável o trabalho profissional e detalhista do grupo. E parabéns à comissão organizadora, que entregou um lindo salão”.

Beltrame recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba, pelos 70 anos de criação do Salão de Belas Artes.

Jesser Valzacchi, que recebeu o prêmio Medalha de Ouro desta edição com o óleo sobre tela Estado de Espírito, veio de São José do Rio Preto para prestigiar o evento e receber a honraria. Ele contou que todos os personagens do quadro são reais. “Fico sempre honrado em participar do Salão de Belas Artes de Piracicaba, um salão muito especial para mim, o mais tradicional do Brasil. Ser premiado é a certeza de que estou no caminho certo”.

Cerca de 300 pessoas passaram pela abertura do 68 Salão de Belas Artes

O vencedor da Medalha de Bronze, Bruno Mantelatto Delgado, com o conjunto de dois óleos sobre tela, Ronaldo e Maria, também participou da cerimônia no Teatro Dr. Losso Netto. Ele veio de São Paulo receber o prêmio. “Um antigo professor participou da 66ª edição, em 2018, e gostei do que ele me mostrou e falou. Esta é a minha primeira participação e estou feliz com o prêmio”.

Quem também se deslocou da capital paulista a Piracicaba para o evento inaugural do 68º SBA foi o brasiliense Thales Fernando Alvarez Borges, que recebeu Menção Honrosa pelo conjunto das obras Meu Avô Sebastião, Minha Avó Inge e Autorretrato. “É um motivo muito especial receber este prêmio por ter pintado meu avô e minha avó, que já não estão mais aqui e são pessoas importantes para mim. Essa é a minha primeira participação”.

Inauguração da 68 SBA aconteceu na noite da última sexta-feira

A MOSTRA – Um dos salões de artes plásticas mais tradicionais do país, o Salão de Belas Artes (SBA) de Piracicaba tem 64 trabalhos de 38 artistas, entre pinturas, aquarelas e desenhos nas técnicas de óleo sobre tela, nanquim, pastel e esculturas de gesso, bronze, entre outros materiais. As temáticas são retratos, paisagens e naturezas mortas.

SERVIÇO – 68ª Salão de Belas Artes. No hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Avenida Independência, 277. Visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, até 10/09. Informações: 3403-2600.