Será realizada nesta quarta-feira (25/09), às 14h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, a cerimônia de abertura da XV Olimpíada Municipal da Terceira Idade. A competição, que prossegue até o dia 5 de novembro, tem o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio de pessoas idosas.

Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o evento conta com o apoio da Rede Drogal, Sua Cara Presentes, Onbeauty Estética, além do SESC, Clube de Campo de Piracicaba, Academia de Tênis de Mesa Fran TT, Clube Floresta, Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Centro Cultural e Recreativo Cristovão Colombo, e as secretarias municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Saúde, Ação Cultural e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade do Município.

A Olimpíada integra também a programação da 11° edição do Cultura e Movimento na Terceira Idade que conta com uma programação variada, com eventos esportivos, culturais, de saúde e muito mais.

Durante a cerimônia, haverá o desfile dos grupos participantes – 44 no total, entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica que ficará a cargo de Maria Teresa Ferreira, destaque do atletismo na década de 70, e o juramento do atleta (Maria Antônia de Moraes).

As modalidades em disputa serão atletismo, basquetebol (adaptado e 3×3), bocha, buraco, cacheta, caminhada, damas, dança de salão, dominó, malha, minibol, mini tênis, natação, quimbol, tênis, tênis de mesa, tranca, truco, voleibol máster, xadrez e miss e mister.